Muito além de centavos - Jornal Cruzeiro do Vale

Muito além de centavos

21/06/2013 10:24

Gaspar entra nesta sexta-feira no roteiro das mais de 100 cidades brasileiras em que a população se mobilizou para protestar contra serviços públicos que não atendem às expectativas da população, movimento que iniciou criticando os problemas do transporte coletivo de São Paulo. A iniciativa que ganhou corpo desde a última semana, com a adesão de pessoas que incorporaram causas como o combate à corrupção e a redução nos gastos para a Copa de 2014, levou mais de 250 mil pessoas às ruas nos protestos desta semana e resultou em uma diminuição em massa no preço das tarifas de ônibus dos municípios brasileiros.

O fenômeno se estendeu até mesmo a Gaspar. No início da semana, pelas redes sociais, moradores da cidade começaram a articular uma manifestação no município. O protesto ocorre nesta sexta-feira, às 18h, e vai provocar uma operação com fechamento de ruas na região central e até mesmo da Ponte Hercílio Deeke durante as duas horas de manifestação. Antes mesmo do primeiro protesto, uma ação pública foi apresentada no Fórum pedindo a redução de R$ 0,10 da passagem, referente aos 3,65% correspondentes ao PIS e ao Cofins, que foram zerados na tarifa do transporte público pelo governo federal ainda no início do mês.

Nesta quinta, a Prefeitura se antecipou e anunciou a redução para R$ 2,90, valor que passará a ser cobrado na segunda-feira. A exemplo dos outros municípios, no entanto, a diminuição certamente não irá satisfazer os manifestantes, que agora incorporam até mesmo questões locais como o atendimento do Hospital de Gaspar e a demora na reforma da Ponte Hercílio Deeke ao rol de itens questionados. Ainda sem um cenário claro sobre para onde essas reivindicações irão caminhar, a única certeza é o otimismo que passou a tomar conta de boa parte da população desde que um maior número de manifestante foi às ruas. Todos na esperança de que a luta será capaz de trazer dias melhores para o país.

 

Edição 1499

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.