Polícia X Comunidade - Jornal Cruzeiro do Vale

Polícia X Comunidade

29/07/2011 08:53

Quanto mais as estatísticas criminais crescem, mais a comunidade cobra da polícia uma ação mais repressiva. Prender o bandido é preciso, porém, melhor seria se não existissem bandidos para serem presos.

Com a crescente criminalidade e com o aumento da sensação de insegurança, que se alastra por todo o país, a polícia tem atuado de forma repressiva. Porém, antes de reprimir, seu dever é prevenir e para isso é preciso apoio da própria comunidade. Melhor do que prender um bandido é evitar que uma criança, adolescente ou jovem torne-se um bandido e para isso é preciso investir em ações que conscientizem a comunidade sobre seu papel participativo na formação dos futuros cidadãos.

No caso de Gaspar, a equipe da Polícia Militar tem investido em educação através de ações como os Conselhos de Segurança Comunitária, do Proerd, e de ações de orientação aos motoristas. Somente neste ano foram atendidas pela polícia 2.273 ocorrências, destas 527 foram de ações repressivas contra o crime, as demais foram ocorrências para orientação da comunidade.

Os números mostram a ação preventiva da polícia, mas muito ainda há que ser feito e para que suas ações preventivas tenham resultados positivos a polícia precisa do apoio da comunidade. Denunciar, participar e orientar é preciso e esta tarefa nenhum policial pode fazer. Cabe a nós, cidadãos comuns, arregaçar as mangas e ajudar a evitar que novos bandidos se formem a cada dia em nossa sociedade.

Edição 1313

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.