Saúde: uma questão de todos - Jornal Cruzeiro do Vale

Saúde: uma questão de todos

07/08/2009 00:01

Apesar das constantes denúncias em relação ao caso da saúde pública no Brasil, o Sistema Único de Saúde tem servido de modelo para diversos países. Programas como o Estratégia Saúde da Família são considerados excelentes, porém muitas vezes ficam apenas no papel. Infelizmente, na prática, nem sempre as suas determinações funcionam.
A falta de orientação dos profissionais e o desvio de recursos públicos são alguns fatores que impedem a execução, na prática, de programas como o ESF, porém, a falta de informação e participação da população também é um dos fatores causadores deste caos.
Gaspar possui nove ESFs espalhados em diversos bairros. Possui equipes qualificadas para atender a população, que muitas vezes nem conhece os serviços que estão disponíveis, de forma gratuita, nestas unidades. Cabe à comunidade cobrar do Poder Público a execução destes serviços, porém, como irão cobrar se nem mesmo se importam em conhecer os seus direitos?
Além de oferecer médicos para tratar as doenças, os ESFs também oferecem cursos, capacitações, e grupos que discutem os problemas e previnem as doenças. A população precisa estar consciente e aproveitar estas oportunidades. Precisa participar destas capacitações e estar bem informada, para poder garantir a qualidade de vida e assim evitar o contágio de doenças como a gripe, por exemplo, que poucos sabem, mas mata 70 catarinenses por mês, e não estamos falando da gripe A. A mudança na saúde pública no país não depende somente da boa vontade dos políticos, mas também da participação, e cobrança, da comunidade. 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.