Um bom primeiro passo - Jornal Cruzeiro do Vale

Um bom primeiro passo

12/07/2013 03:20

O anúncio de um programa do governo federal voltado a aumentar o número de médicos em atividade na rede pública de saúde, sobretudo nas cidades de interior e na periferia das grandes capitais, terminou com a inclusão de Gaspar na lista de 38 cidades de Santa Catarina consideradas prioritárias para receber os novos profissionais de saúde que serão contratados. A estimativa do Ministério da Saúde é que, após a fase de inscrição dos municípios, que vai até o final de julho, os profissionais possam começar a atuar nos municípios a partir de setembro.

Ao mesmo tempo em que traz a esperança de ampliação do serviço público de saúde no município, a novidade também expõe a real situação do município, atrás das maiores cidades do Estado, onde o número de médicos por habitante ainda é superior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Embora o atendimento e as equipes de Estratégia de Saúde da Família recebam elogios de parte dos usuários, a posição da cidade entre as de caráter mais urgente para o Ministério da Saúde revela que o número de médicos atuando em Gaspar precisa sim de reforço para que os serviços à comunidade possam ser prestados com o padrão necessário. Reforço até em escala maior do que a desse primeiro momento.

Após o lançamento do programa, é preciso superar as polêmicas sobre os locais de origem dos profissionais e centralizar a discussão no real impacto que essas contratações podem causar. Em Gaspar, segundo a gestão municipal, os novos profissionais virão em boa hora, mas estão longe de solucionar os problemas do serviço. Isso porque a questão estrutural e gerencial da saúde pública também possui temas que precisam ser rediscutidos e aprimorados. Após as manifestações de rua, melhor momento para promover esses debates não há.

 

Edição 1505

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.