Ação quer reduzir a violência - Jornal Cruzeiro do Vale

Ação quer reduzir a violência

12/06/2009

img36MD.jpgGarantir uma cultura de paz nas escolas é o objetivo da Semana de Mobilização da Segurança com Cidadania nas Escolas, que acontece em todo o país de 15 a 21 de junho. Promovida pelos ministérios da Educação e da Justiça, a ação pretende mobilizar professores, alunos, pais e funcionários para refletirem sobre violência dentro e fora da escola.
"Hoje há muita violência nas escolas, que deveriam ser lugares de paz para garantir o direito de aprender", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, durante o lançamento da ação nesta quarta-feira, 10, em Brasília.
Em Gaspar, o assunto vem sendo discutido desde o início do ano, através do projeto "Quem educa quem", que está em sua segunda fase.
O secretário de Educação, Neivaldo da Silva, revela que não há registros de grandes casos de violência na escola, porém, sabe-se que existem casos de falta de limites, que podem acabar em violência. "Por isso estamos tratando o assunto em parceria com a comunidade e a família. Sabemos que a violência tem chegado até as escolas e precisamos previnir estes fatos e este é um trabalho de todos, não só da escola, mas de toda a sociedade, pois se há violência na escola é porque existe violência na família", orienta Neivaldo.

Ações
A semana de mobilização inclui atividades a serem realizadas em 1.142 escolas, situadas em regiões de risco social.
A comunidade escolar participará de concursos, prêmios e festivais e receberá materiais informativos que abordam temas como furtos, ameaças e agressões físicas. A intenção é orientar as crianças e jovens e estimular a participação da escola no combate à violência, por meio da conscientização.
Para o ministro da Justiça, Tarso Genro, a participação das escolas nesse processo vai impactar as ações de segurança pública no país.
"A Constituição Federal prevê a participação direta da sociedade na gestão do governo. As escolas, como plenárias de discussão sobre segurança pública, podem pautar nossas ações", destacou.

Conferência
A semana de mobilização nas escolas faz parte das ações prévias da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública - Conseg, do Ministério da Justiça.
O objetivo da Conseg, que será realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, é mobilizar todos os setores da sociedade para definir linhas gerais de uma política nacional no setor. A conferência foi convocada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2008.

Comentários

juarez rezende araujo
17/06/2009 16:57
E a violencia de quem passou no concurso publico do edital 001/2008 para Berçarista,dentro das vagas e até agora não foi chamado? Até agora forão chamados mais de 100 acts para trabalhar numa vaga que me custou muito para ter! Será que o Prefeito tem alma? Será que a boa fé do cidadão só existe para ser violentado?Um poder publico que não respeita e não engrandece o cidadão e sua cidadania, não é poder é escárnio"

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.