Arte chega à escola - Jornal Cruzeiro do Vale

Arte chega à escola

15/09/2009

17MD.jpgAs vidas e obras de artistas como Carmen Miranda, Félix Mendelssohn, Georges Seurat e Patativa do Assaré serão os principais assuntos trabalhados durante o primeiro Encontro de Formação do programa Arte na Escola. O evento tem início na manhã de hoje, terça-feira, e acontece na Faculdade Regional de Blumenau com o tema "Gaspar Abraça a Arte 2009".
Cerca de 25 profissionais das redes municipal, estadual e particular de ensino estarão presentes para participar da capacitação, que tem como mediadora Tatiana dos Santos da Silveira. "Este treinamento irá abordar projetos que são trabalhados em sala de aula. O Gaspar Abraça a Arte funciona através de homenagens e abordagens a artistas consagrados de todo o mundo", explica um dos organizadores do evento, Gabriel Correia.
A abertura da programação está marcada para as 8h com a palestra "Arte na Educação" que será ministrada pela professora Marilene de Lima Körting Schramm. Logo após haverá pausa para o café, seguida de uma sensibilização nas salas especiais, que trabalharão as vidas e obras dos artistas tema do encontro.
No período da tarde, acontece a oficina "Carmem Miranda" com a professora Nana Toledo. Logo após, será ministrada por Alexandre Cohn da Silveira uma palestra sobre "Patativa do Assaré". Já na quarta-feira, 16, Rozinei Maria Wilvert Cabral fala sobre os trabalhos de Georges Seurat, seguido pela oficina "Felix Mendelssoh", da professora Melita Bona.
O "Gaspar Abraça a Arte" acontece todos os anos e já reuniu exposições envolvendo trabalhos artísticos de todas as escolas de Gaspar, além de outras atividades culturais abertas à comunidade. O projeto é organizado pelo Departamento de Cultura em parceria com as escolas da cidade, que mostram os trabalhos feitos pelos estudantes durante o ano letivo.

Arte
O Gaspar Abraça a Arte é um projeto desenvolvido nas escolas da cidade e tem como objetivo principal trabalhar a vida dos artistas, escritores, pintores e músicos, na matriz curricular de ensino, despertando nos estudantes o gosto pela arte.
O Departamento de Cultura decide antecipadamente alguns temas para serem trabalhados no ano letivo. Após decidir o tema, os organizadores se reúnem com a direção de cada escola e são os professores que decidem de que maneira irão trabalhar os temas em sala de aula.

Projeto
O Arte na Escola resulta da institucionalização do Projeto Arte na Escola, criado em 1989 pela Fundação Iochpe. Tem como missão incentivar o ensino da Arte por meio de formação contínua do professor do ensino básico, investigando e qualificando processos de aprendizagem. É através da capacitação promovida pelo projeto que os professores poderão aprimorar o conhecimento para trabalhar os conteúdos culturais em sala de aula.
No total, são 52 pólos presentes em 46 cidades de 24 Estados brasileiros, unidos por um ideal: melhorar o ensino da arte no país. A Rede Arte na Escola reúne universidades, instituições culturais e educacionais, que qualificam professores dos níveis infantil, fundamental e médio e os estimulam a formar jovens mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.