Lista telefônica

Consciência Negra: Escola Frei Godofredo recebe escritor Otávio Júnior em Sarau Literário - Jornal Cruzeiro do Vale

Consciência Negra: Escola Frei Godofredo recebe escritor Otávio Júnior em Sarau Literário

18/11/2016

Tendas de leitura, exposições artísticas e palestras sobre a cultura africana animam os estudantes do Ensino Médio da Escola Frei Godofredo nesta sexta-feira, 18. As atividades do ‘Sarau Literário da Consciência Negra’ são promovidas durante todo o dia para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Entre as atrações, a mais esperada por toda a comunidade escolar foi a presença do escritor Otávio Júnior, do Rio de Janeiro, que contou a sua história de vida e apresentou algumas de suas obras. De acordo com Otávio, é a segunda vez que participa de um evento em Gaspar e que é um prazer poder compartilhar suas experiências com os jovens alunos. “Eu expus alguns trabalhos e atuei como um mediador de leitura. Com isso, eu pretendo ampliar o acesso à informações destes adolescentes quanto a cultura afro”, explica.

Uma das idealizadoras do projeto, a professora de Artes Ângela Maria Rosa Custódio, conta que trabalhou com os alunos a decoração, identidade e auto estima. “Fizemos uma exposição com penteados afros e, com isso, abrimos espaço para discutir a beleza negra e a história da moda nessa cultura”, destaca. Ângela afirma ainda que todos os alunos foram participativos e colaboraram para que o evento fosse um sucesso.

Já a professora de Língua Portuguesa Thaísa Quadros trabalhou a literatura afrodescendente. “Eu trouxe muitos livros e deixei que os alunos me questionassem, para assim, iniciar as explicações. Contei um pouco sobre as características dos textos. Em especial, falei da superação de vida do escritor Otávio Júnior, daí surgiu a ideia de trazê-lo até a escola. Deu muito certo”, observa Thaísa, que agradece imensamente o apoio da Direção do educandário. “Foi uma parceria enorme. Ajudaram e se mostraram muito interessados no evento, o que facilitou a vinda do escritor e aumentou o interesse dos nossos alunos”.

Otávio Júnior

Nascido em 1983, no Rio de Janeiro, Otávio Júnior cresceu nas favelas do Complexo do Alemão e da Penha. Hoje é escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral brasileiro. O artista ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca onde mora e recebeu o prêmio Madre Teresa de Calcutá 2012, na Argentina, por serviço à comunidade; e o prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, em 2008. Entre seus sucessos literários, estão os livros ‘O garoto da camisa vermelha’, ‘O chefão lá do morro’, ‘O livreiro do Alemão’ e ‘Biblioteca Favela’.

Movimento Afro Raízes do Vale

Ainda com o objetivo de enfatizar a importância da cultura africana e seus aspectos, reconhecer as lutas dos negros e resgatar a sua história no Brasil, o Movimento Afro Raízes do Vale promove a Semana da Consciência Negra, em parceria com a Prefeitura de Gaspar e com a Câmara de Vereadores, entre os dias 18 e 25 de novembro.

A abertura oficial da Semana da Consciência Negra acontece nesta sexta-feira, 18 de novembro, das 19h às 21h, no auditório da Câmara de Vereadores de Gaspar. O evento será aberto ao público e a entrada é gratuita. Durante a abertura, será feito um panorama das dificuldades enfrentadas pela população negra e imigrante em Gaspar. Além disso, será abordada a importância da Lei Municipal nº 3686/2016, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos. A palestra será ministrada pela Secretária de Assistência Social, Maristela Cizesk. Logo após, o Mestre em Literatura Brasileira e Doutor em Ciências da Linguagem, Carlos Alberto da Silva, falará sobre os aspectos da inserção negra a partir da cultura e da sociedade.

Bootstrap Slider

Edição 1777

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.