Mostra divulga cultura japonesa - Jornal Cruzeiro do Vale

Mostra divulga cultura japonesa

17/06/2008

10056.jpgA música ambiente e o cenário composto com ilustrações e objetos japoneses transportaram os alunos da EEB Frei Godofredo para dentro da cultura japonesa durante a abertura da Mostra de Trabalhos "Centenário da Imigração Japonesa", realizada na manhã de ontem, segunda-feira, no anfiteatro da escola.
Alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio participaram da exposição através da confecção de trabalhos como pinturas, desenhos, dobraduras, recortes e outros materiais. Os trabalhos estarão disponíveis para visita da comunidade a partir da próxima quinta-feira, 19, um dia após a celebração dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil.
Os trabalhos expostos foram selecionados entre as turmas como forma de possibilitar a participação de todas as séries na Mostra de Trabalhos.
A responsável pelo projeto é a arte educadora Márcia Anastásio Zimmermann, que trabalhou o tema e a confecção dos materiais desde o início do ano. "O objetivo foi trabalhar a estética da exposição, pra isso utilizamos técnicas e suportes diferenciados, buscando obter o máximo de qualidade na mostra dos trabalhos", destaca.
Márcia atua há 12 anos na função e explica que, durante as aulas, os alunos puderam desenvolver a socialização, além de aprender sobre a história do país oriental. "Trabalhamos temas como a cerimônia do chá; o horóscopo chinês, que originou o japonês; o hamani; a arquitetura; os jardins zens; além das pipas e dos mangás", conta.
O acadêmico de design da Universidade Regional de Blumenau, Davi Zimmermann, contribuiu na elaboração do espaço e na confecção dos trabalhos que reúnem técnicas de sobreposição, ampliação e gride. Davi auxiliou os alunos na manipulação do papel e na transformação dos materiais.

História
A imigração japonesa no Brasil tem como marco a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908. A embarcação trouxe, numa viagem de 52 dias, os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão, além de 12 passageiros independentes.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.