Fitness: Malhar no limite por 15 minutos é a nova mania - Jornal Cruzeiro do Vale

Fitness: Malhar no limite por 15 minutos é a nova mania

26/04/2016
Fitness: Malhar no limite por 15 minutos é a nova mania

A conversa mole entre uma série e outra na academia está em extinção. Hoje, o mundo fitness é regido pela lógica da produtividade: exercícios de alta intensidade que te fazem chegar à exaustão e trazem resultados rápidos, comprovados na prática por quem é adepto e por cada vez mais estudos. No auge dessa onda, o novo queridinho é o HIIT (High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, na tradução), versão express da tendência go hard or go home, que acelera a perda de peso em sessões fortíssimas de apenas 15 minutos.

Embora seja parecido com o crossfit e primo-irmão das lutas funcionais, o HIIT tem a peculiaridade de, mesmo sendo um treino curto, acelerar o metabolismo por até 48 horas. Isso quer dizer que você malha hoje, mas seu corpo continua a queimar mais gordura por até dois dias seguidos – o must pra quem precisa emagrecer.

A mágica do descanso ativo

O HIIT é composto de circuitos com corda, tiros de corrida, bike e movimentos do treino funcional, usando apenas o peso do corpo. O que faz a mágica no metabolismo é o tal do descanso ativo, característico da modalidade: nos momentos de descanso, o aluno mantém o corpo em movimento, com corridinhas sem sair do lugar, por exemplo. “Isso impede que a frequência cardíaca caia, o que faz com que o corpo não pare de queimar gordura mesmo após o treino”, explica Vinicius Possebon, criador do online training Queima de 48 Horas.

“As séries de HIIT são curtíssimas, de 20 a 30 segundos, porque a ideia é que o aluno atinja seu limite assim que começa o movimento”, completa. Esforço máximo, tempo mínimo: 15 minutos bastam.

Todas querem HIIT

A possibilidade de resolver a vida fitness tão rapidamente tem atraído muita gente a tentar inclusive treinos a distância, como os oferecidos por Vinicius, responsável por dezenas de cases de alunos que secaram e definiram em menos de três meses. Se é pra todo mundo? Os experts Eduardo Munra, criador do método Funcional Fight, e Marcio Lui, personal de celebs, dizem que sim. “O HIIT é adaptável e democrático, pois as limitações e condições físicas do aluno são o termômetro do exercício”, defende Lui. Não aguentou, não termina a série. Mas, eles asseguram: quem faz HIIT a cada dia aguenta um pouco mais. Quer exemplo de famosas? Giovanna Antonelli secou fazendo Crossfit três vezes por semana, Sabrina Sato faz circuitos de HIIT de duas a três vezes por semana e Gabriela Pugliesi treina luta funcional duas vezes por semana, alternando com bike e corrida.

Dieta do HIIT

Metabolismo funcionando direito = corpo queimando mais gordura. O HIIT ajuda nisso, mas é potencializado por uma alimentação livre de adoçantes e industrializados e rica em alimentos termogênicos. “Inclua gengibre, pimenta, cacau, laranja amarga e canela na dieta”, sugere o endocrinologista Pedro Assed.

 

Fonte Globo.com

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.