Bunge mantém liderança em vendas - Jornal Cruzeiro do Vale

Bunge mantém liderança em vendas

11/08/2009

23MD.jpgA gasparense Bunge Alimentos manteve a liderança entre as catorze empresas catarinenses que estão no ranking das 500 empresas brasileiras que mais venderam em 2008. A empresa alcançou um faturamento de US$ 10,1 bilhões em 2008, um crescimento de quase 50% em relação ao ano anterior, e saltou da 14ª para a nona posição no ranking nacional. Cerca de 62% da receita obtida pela companhia foi obtida com exportações, o que equivale a US$ 6,2 bilhões.
A hegemonia estadual da gigante, no entanto, deve cair por terra com a fusão da Sadia e da Perdigão, que criou a Brasil Foods. Em 2008, os números das duas companhias ainda foram contabilizados separadamente. A Sadia ganhou três posições e agora ocupa o posto de 33ª maior empresa do país. A companhia foi a sexta que mais exportou no ano passado, com a marca de US$ 2,1 bilhões, e a oitava que mais contratou, cerca de 60 mil funcionários. A Perdigão subiu da 49ª para a 45ª colocação. As vendas da empresa ficaram em US$ 3,7 bilhões.
Do total das 14 empresas de Santa Catarina que aparecem no ranking das 500 maiores - eram 13 em 2007 -, perderam posições apenas a Celesc, que foi de 64ª para 80ª; a Tractebel, que passou de 120ª para 134ª; e a rede Angeloni, que caiu de 276ª para 297ª. O salto mais positivo foi da Tupy, que saiu da 268ª para a 203ª posição. As novidades ficaram por conta da Amanco, que não havia divulgado seus números em 2007 e, portanto, estava fora da lista, e da Intelbras, que também figuraram entre as 500 maiores.
Se consideradas as mil maiores em vendas no ano passado, o estado contabiliza 46 representantes que, juntos, faturam cerca de US$ 36 bilhões e empregam mais de 231 mil pessoas. Os números são do estudo "Melhores & Maiores - as 1000 maiores empresas do Brasil", publicado anualmente pela Revista Exame.

Bunge
Em 2008 a empresa faturou US$ 10,1 bilhões, crescimento em torno de 50% - o melhor índice entre as 50 maiores do país. No mesmo período comercializou 24 milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo. As exportações, direcionadas a 30 países, representaram 62% do faturamento, alcançando US$ 6,2 bilhões - a terceira melhor marca. No setor de bens de consumo, a Bunge foi a terceira em crescimento e a segunda que mais conquistou mercado, atrás apenas da AmBev.
Fonte: noticenter.com.br

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