Cai o número de acidentes nas estradas de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Cai o número de acidentes nas estradas de Gaspar

11/01/2019

Uma boa notícia para este início de ano: o número de acidentes de trânsito registrados em Gaspar diminuiu. Isso é o que mostra o relatório de atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros de Gaspar no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018. Os dados foram comparados ao mesmo período do ano de 2017 e mostram que o número diminuiu de 635 para 558.

Apesar do relatório transmitir uma boa sensação para quem está na estrada todos os dias, os números ainda preocupam e os acidentes de trânsito continuam sendo os grandes vilões das estatísticas. De acordo com o soldado Valmir Martins, da corporação de Gaspar, essa diminuição se dá devido ao esforço destinado a diversas ações sobre conscientização no trânsito. “Porém, a queda dos números não relaxa a nossa preocupação com a segurança das pessoas nas rodovias. Estamos certos de que ações preventivas nas escolas ainda são uma boa estratégia de conscientização aos futuros motoristas”, garante Valmir.

Pré hospitalar

Os números mostram que a quantidade de ocorrências no quesito ‘atendimento pré hospitalar’ aumentou de 410 para 475, de 2017 para 2018. Porém, segundo Valmir, esse número se dá devido aos atendimentos realizados pelos bombeiros nos dias em que o Samu estava sem viatura. “Fizemos alguns atendimentos com as equipes integradas quando o Samu esteve sem ambulância. Mas, no geral, podemos considerar que tivemos uma queda no número de atendimentos pré hospitalares. Isso porque os projetos com as mais diversas faixas etárias estão fazendo com que as pessoas saibam como agir e como identificar situações em que se deve ou não acionar a emergência. A comunidade está mais consciente e, em casos menores, indo com o próprio carro até o hospital”, explica.

Incêndio

Nos 365 dias de 2018, os bombeiros de Gaspar foram acionados para atender 112 incêndios. Quando comparado ao mesmo período de 2017, esse número representa um aumento de 10 ocorrências. Para o bombeiro Valmir, porém, os dados representam a média dos atendimentos dos últimos anos. “A população vem crescendo de forma acelerada e o número de edificações acompanha esse crescimento. Chegamos à conclusão de que os trabalhos de prevenção de incêndio tem sido fundamentais para que o número de ocorrências não cresça de forma desordenada. Ao compararmos a quantidade de incêndios em edificações com os florestais, percebemos que os ocorridos em vegetações tem maior proporção devido ao clima cada vez mais seco e a estiagem de alguns períodos do ano”, explica.

Comparativo

Enquanto em 2017 o Corpo de Bombeiros de Gaspar atendeu 1.372 ocorrências, as atividades de 2018 foram finalizadas com 1.398 atendimentos. Isso significa um aumento de 26 ocorrências e representa quase 4 atendimentos por dia.

 

 

Edição 1883
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.