Lista telefônica

Carnês de IPTU começam a ser distribuídos em Gaspar com aumento de 7,39% - Jornal Cruzeiro do Vale

Carnês de IPTU começam a ser distribuídos em Gaspar com aumento de 7,39%

09/01/2017
Carnês de IPTU começam a ser distribuídos em Gaspar com aumento de 7,39%

Quem mora em Gaspar já está começando a receber o carnê do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU, com um aumento de 7,39%. A distribuição teve início na segunda-feira, 9 de janeiro, e é feita exclusivamente pelos Correios. Os contribuintes devem aguardar o talão em suas residências até o dia 20 de fevereiro. Somente depois de 1º de março os boletos serão entregues na sede da Prefeitura de Gaspar aos contribuintes que não receberem o documento em casa.

O reajuste de 7,39% no IPTU 2017 foi feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC. Este ano, o valor sofreu aumento levando em consideração o acumulado de dezembro de 2015 a novembro de 2016. 

Pagamento

Existem duas formas de efetuar o pagamento do IPTU 2017: à vista ou parcelando o valor em cinco vezes. Quem escolher a primeira opção deve pagar o boleto com 15% de desconto até o dia 20 de março. Já quem optar pelo parcelamento vai pagar o valor integral, dividido em cinco parcelas iguais, no dia 20 dos meses de março, maio, julho, setembro e novembro.

Saiba como ter isenção ou desconto no pagamento do IPTU

Em três situações o contribuinte é isento do pagamento do IPTU ou ganha descontos. Confira:
1º - Isenção total: aposentados com renda de até dois salários mínimos e com imóvel de até 120m² de área construída.
2º - Desconto de até 70%: propriedades localizadas em Áreas de Preservação Permanente, APP.
3º - Isenção total: Propriedades de Produção Agrícola.
OBS: Para receber o benefício, é necessário que o proprietário solicite até o dia 20 de março a isenção ou o desconto. A solicitação deve ser feita na Praça do Cidadão. E para os aposentados, é indispensável a apresentação do comprovante de renda e do carnê do IPTU. Para quem mora em APP, é preciso levar um acervo fotográfico da área preservada, croqui (desenho) e carnê do IPTU. Já para quem possui produção agrícola, é preciso levar a matrícula atualizada do imóvel, cópia do comprovante de residência e da nota de produtor rural, o inventário atual (no caso de áreas de pecuária) e a cópia do contrato de arrendamento (caso possua o documento).

Em Ilhota

Em Ilhota, a distribuição do IPTU deve iniciar na última semana de janeiro. Os carnês estão sendo confeccionados, vêm com um aumento de 7,39% (feito com base no INPC) e serão entregues pela prefeitura logo que chegarem da gráfica.
Diferente de Gaspar, os contribuintes de Ilhota tem três opções de pagamento das parcelas. Pagando em parcela única em 15 de março, o valor recebe um desconto de 20%. Já em parcela única em 15 de abril, o desconto é de 10%. O pagamento pode ainda ser dividido em 10 parcelas iguais, com o primeiro vencimento em 15 de março.

 

Edição 1783

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.