Comerciantes e consumidores se preparam para a Black Friday - Jornal Cruzeiro do Vale

Comerciantes e consumidores se preparam para a Black Friday

20/11/2018

Em 2018, a Black Friday acontece, oficialmente, no dia 23 de novembro. Mas, na semana que antecede o show de promoções, a comunidade já se prepara para mais uma jornada de fim de ano. De um lado, os consumidores planejam suas compras para não comprometer as finanças de casa. De outro, os comerciantes se organizam para fazer bons negócios. As estratégias vão de encontro a um único objetivo: iniciar 2019 com dinheiro no bolso.

A artesã Cecília Rodrigues Floriano, que já usufruiu das promoções nos outros anos, afirma que nesta Black Friday vai apostar nas compras online. “Grandes lojas estão com promoções imperdíveis. Pretendo investir na compra de móveis e roupas. Mas também quero aproveitar a oportunidade para pesquisar presentes de Natal. Se os preços realmente estiverem acessíveis, vou deixar meus filhos escolherem algum item”.

Para a confeiteira Jeane Regina do Nascimento, a Black Friday é uma novidade. Ela busca por equipamentos para trabalho. “Essa é a primeira vez que vou participar e minha intenção é comprar uma fritadeira elétrica e um forno. Já venho pesquisando há alguns meses e acho que as compras serão proveitosas. Pelo que percebi, comparando os valores, investir na Black Friday compensa”.

Lojistas estão positivos

Conforme o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 55% dos comerciantes brasileiros acreditam que as vendas nessa data especial serão melhores que no ano passado. Além disso, a pesquisa revela que 35% espera resultado igual ou semelhante. E, apenas 10% está negativo quanto ao sucesso da Black Friday.

Neste ano, a CDL de Gaspar não tem nenhuma ação voltada para a Black Friday. Porém, muitos lojistas estão preparando excelentes promoções. Sayonara Hostins Anhaia, proprietária da Enjoy Store, localizada no Centro de Gaspar, é um exemplo de comerciante que está positiva com as vendas. “Essa data se tornou bastante atraente para o nosso comércio e vem se fortalecendo cada vez mais”, conta. A revendedora da marca Hering vai receber seus clientes com a Black Week. De segunda-feira, 19 de novembro, até a sexta-feira, dia 23, a loja oferece produtos selecionados com preços especiais, até 40% de desconto.

Especialista orienta

O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, chama a atenção para um sentimento comum, porém preocupante nessa época do ano: o impulso. Ele enfatiza a importância de fugir das dívidas. “Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que cabe no orçamento. Analise se a compra não trará custos extras para a família ou para a pessoa posteriormente”.

1. Faça uma lista detalhada de tudo que pretende comprar e quem deseja presentear e quanto pretende gastar com cada um.
2. Se estiver em situação financeira problemática, e quiser adiantar as compras de Natal, priorize as crianças. Será mais fácil explicar para os adultos o motivo de não receberem presentes.
3. Utilize a internet como meio de pesquisa, mas cuidado, só acesse e compre em sites confiáveis, crimes digitais são cada vez mais comuns.
4. Se prepare para ir às compras nas lojas com tempo e roupas confortáveis, além disso é importante uma dose extra de paciência, evitando que se compre rapidamente para acabar com o martírio.
5. Procure, por meio de conversas, saber quais são os reais desejos das pessoas. Muitas vezes se compra coisas caras, sendo que presentes baratos seriam muito mais bem vindos.

Edição: 1877
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.