Lista telefônica

Defesa Civil de Gaspar e IFSC firmam parceria para realização de projeto de prevenção - Jornal Cruzeiro do Vale

Defesa Civil de Gaspar e IFSC firmam parceria para realização de projeto de prevenção

08/10/2018
Defesa Civil de Gaspar e IFSC firmam parceria para realização de projeto de prevenção

Com o objetivo de formar 100 voluntários que vão atuar de forma preventiva em suas comunidades, promovendo ações de preparação e auxiliando em momentos de desastres naturais, a Defesa Civil de Gaspar e o Instituto Federal de Santa Catarina deram início ao projeto ‘O que faremos na hora H’. A assinatura da parceria aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 8 de outubro, na Prefeitura de Gaspar.

De acordo com a diretora do IFSC, Ana Paula K. da Silveira, a instituição de ensino será a responsável pela construção pedagógica do projeto. “Este é um projeto inovador porque foi customizado para a necessidade de Gaspar e tem como foco a importância do voluntariado e a capacitação dessas pessoas para momentos de crise. Essa parceria é muito importante para o IFSC, pois é nossa missão atuar sempre na formação de forma geral. E esse trabalho fica muito melhor quando acontece com uma equipe comprometida, como a da Defesa Civil”.

Para o superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Rafael Araujo de Freitas, esta é a oportunidade de toda a comunidade se envolver com as ações da Defesa Civil. “É um programa importante, que trata de prevenção e também da atuação dos voluntários nos momentos de problemas climáticos. O grande diferencial, com certeza, é a parceria com o IFSC, que deve servir de referência em toda a nossa região”, destaca.

O programa

A parceria entre Prefeitura de Gaspar e IFSC, que garante a realização do programa ‘O que faremos na hora H’, aconteceu esta semana. Porém, o lançamento oficial acontece em novembro, durante as ações alusivas aos 10 anos da tragédia de 2008. “Os deslizamentos e inundações que assolaram o Vale do Itajaí em 2008 deixaram muitas marcas em nossa população. Chegando ao marco de 10 anos da tragédia, estamos organizando uma série de ações. E o lançamento do projeto é uma delas. Queremos prevenir e preparar a comunidade para momentos como aquele que passamos”, afirma Rafael.

O projeto é aberto para toda a comunidade. Podem participar aqueles que já são voluntários da Defesa Civil e também quem ainda não faz parte do grupo. A previsão é de que os encontros iniciem no começo de 2019.

 

Edição: 1872

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.