Defesa Civil de Gaspar passa por simulado com excelentes resultados - Jornal Cruzeiro do Vale

Defesa Civil de Gaspar passa por simulado com excelentes resultados

17/05/2018
Defesa Civil de Gaspar passa por simulado com excelentes resultados

A Defesa Civil de Gaspar está preparada e devidamente treinada para atuar em situações de emergência. Esta constatação foi possível através do Simulado Integrado de Respostas a Desastres, uma iniciativa da Defesa Civil de Santa Catarina e Exército Brasileiro, que colocou à prova a competência dos profissionais de segurança pública e rendeu bons resultados para a cidade. Além de Gaspar, Blumenau, Itajaí e Pomerode também foram beneficiados com a ação.

Assim como previsto, os dias 15, 16 e 17 de maio foram de trabalhos intensos. Nos três dias, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e os voluntários da cidade participaram de simulados de emergências com base nos alertas emitidos pelo Grupo de Ações Coordenadas.

De acordo com o superintendente de Defesa Civil de Gaspar, Rafael Araujo de Freitas, a experiência identificou o ponto mais forte na cidade. “Fomos muito elogiados pelo comprometimento dos nossos voluntários que, inclusive, estiveram disponíveis durante as madrugadas. Essa integração das secretarias municipais, órgãos e entidades é muito importante”.

Apesar de afirmar que Gaspar está preparada para uma situação de emergência, Rafael garante ainda há muito o que melhorar. “Quando falando de segurança pública, as precauções nunca sãi demais. Por isso, estamos constantemente trabalhando na exatidão de detalhes burocráticos e técnicos”. Com a sensação de dever cumprido, ele destaca que o simulado foi positivo. “Hoje, a equipe formada em Gaspar é conhecida e respeitada pelo estado e União. Fico muito feliz em participar desse processo de evolução e parabenizo todos que fizeram parte das ações”.

Dados

A demanda de serviços realizados na cidade durante este período foi de 21 ocorrências. Além disso, durante o simulado, dez pessoas ficaram desabrigadas. Essa quantidade foi suficiente para ativar apenas um abrigo. Foram simulados ainda cinco óbitos e 12 feridos.

 

Edição 1851
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.