Desabrigados de Ilhota recebem casas populares - Jornal Cruzeiro do Vale

Desabrigados de Ilhota recebem casas populares

02/06/2009

img045MD.jpgGerta Kall, ex-moradora do Alto Baú, será a primeira moradora de Ilhota a receber uma moradia após a tragédia de novembro. Gerta é uma das beneficiadas pelo Instituto Ressoar, da rede Record, que nesta terça-feira, 2 de junho, entrega residências na região.
Gerta perdeu vários familiares na tragédia e escolheu deixar a localidade do Baú. Sua nova moradia fica em Blumenau, no bairro Fidélis, onde Gerta possuía um terreno.
No final desta semana outras sete moradias serão finalizadas em Ilhota, todas construídas pelo Lions Club, na localidade das Minas. Almir Paul, secretário de Agricultura e responsável pela construção das moradias em Ilhota, explica que estas sete casas integram um total de 22 que estão sendo construídas pelo Lions em Ilhota. "Nossas máquinas vão começar a fazer o esgotamento sanitário no local nesta quarta-feira. Outras sete casas também serão erguidas no local. Assim que tudo estiver pronto as famílias poderão morar, porém, a entrega oficial das 14 casas acontece no final de junho", explica. As outras oito casas do Lions serão construídas na localidade do Braço do Baú, ainda sem data definida para a entrega.

Moradias
Ao todo, 187 moradias precisam ser construídas em Ilhota. Destas, 157 já estão garantidas através de doações de instituições e repasses federais.
O Instituto Ressoar está construindo 35 casas, o Instituto Guga Kuerten está construindo 12, o Lions constrói outras 22 moradias, o rei da Arábia Saudita construirá outras 25 e o Ministério da Integração Nacional garantiu a construção de 65 casas. "Esperamos entregar todas estas casas até o final do ano. Estamos trabalhando o mais rápido possível, porém temos que seguir todas as normas da Cohab/SC para compra do terreno e construção", destaca o secretário de agricultura.
Arábia
As casas da Arábia Saudita começarão a ser erguidas em breve. Nesta terça-feira, 2, representantes do país estarão em Ilhota para avaliar o terreno adquirido pela Prefeitura na localidade do Braço do Baú. O terreno foi comprado com recursos do Fundo Estadual de Defesa Civil, provenientes das doações do Brasil e exterior.

fotopg5MD.jpg





















13MD.jpg






















Casas que estão sendo ou que vão ser construídas em Ilhota:
35 Instituto Ressoar
12 Instituto Guga Kuerten
22 Lions Club
25 Arábia Saudita
65 Ministério da Integração Nacional

Lions Club

O Lions Club financiou e capitaneou a construção de 14 casas serão entregues até o final de junho. As casas foram construídas em um terreno adquirido por Ademar Martendal, proprietário das Conservas Martendal, uma das maiores empresas do município. "Adquirimos o terreno e o Lions dará as casas para os nossos colaboradores que perderam seus lares em novembro e não tinham condições de reconstruir", afirma Ademar. O Lions Club doará ao todo 22 casas. Além das 14 construídas no bairro Minas, outras oito serão erguidas no terreno do Braço do Baú.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.