Empresários devem ficar atentos ao golpe da lista telefônica - Jornal Cruzeiro do Vale

Empresários devem ficar atentos ao golpe da lista telefônica

01/11/2017
Empresários devem ficar atentos ao golpe da lista telefônica

O golpe da lista telefônica, que já causou diversos transtornos a empresários de Gaspar em 2008 e 2010, voltou com força e está gerando muita dor de cabeça. No início desta semana, a Associação Empresarial de Gaspar (Acig) se pronunciou sobre o caso para alertar os empresários sobre a situação. “Tudo começa com uma simples conversa com o objetivo de atualização e confirmação de cadastro para a lista telefônica”, afirma a Gisele Margarida Maba, Executiva da entidade.

Gisele explica que o golpista entra em contato com os empresários via telefone e se apresenta como mediador no intuito de obter apenas a confirmação de alguns dados. Segundo ele, a atualização desses dados será feita sem custo. Com as informações em mãos, o criminoso encaminha um documento através do e-mail, exigindo que o mesmo seja assinado, carimbado e devolvido com extrema urgência. Após receber o documento assinado, outra pessoa liga para o empresário e informa sobre determinado valor a ser pago em 12 parcelas. O golpista ameaça ainda tomar as medidas cabíveis e cobrar juros e multa caso o valor não seja pago.

Conforme afirma Gisele, as pessoas que aplicam os golpes possuem habilidade excepcional em persuadir o empresário a aceitar as condições, deixando-os cegos perante a situação. “Inclusive, muitas pessoas apenas percebem que caíram em um golpe com a sequência de ligações e pelas ameaças recebidas”. Diante da situação, a Acig alerta para que os empresários fiquem atentos e não assinem nenhum contrato sem ter ciência plena e que todos duvidem das ‘propostas sem custo’”.

CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Gaspar também está ciente da situação. A entidade alerta para que os lojistas tomem cuidado e que, ao receber a ligação, tentem captar a maior quantidade de dados possível sobre o produto em questão. “Outro ponto a ser analisado antes de repassar qualquer informação é o e-mail recebido com a solicitação dos dados. As empresas raramente possuem e-mail com o final @gmail, @hotmail e @outlook, por exemplo. Em situações duvidosas, é importante sempre consultar a CDL ou um advogado”, afirma o Gestor Executivo da CDL, Jefferson Schramm.

Número de casos aumenta

De acordo com a Acig, em outubro foram registrados aproximadamente seis casos semelhantes ao relato a cima na cidade. O número não representa a totalidade dos problemas do gênero na região, uma vez que muitos empresários se conformam com o golpe e, por vergonha, acabam quitando a dívida para não se expor.

Como agir

A advogada Larissa Schmitt, do escritório Schmitt & Deschamps Advocacia e Consultoria, que presta Assessoria Jurídica à ACIG, orienta o empresário sobre como agir nestas circunstâncias. “Assim que identificar o golpe, é preciso fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência e procurar o Procon ou a assessoria jurídica para que se possa tomar as medidas cabíveis. Mas, o principal é não pagar nenhum boleto”.

 

Edição 1825

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.