Entidades discutem unificação do Transporte Coletivo no Vale - Jornal Cruzeiro do Vale

Entidades discutem unificação do Transporte Coletivo no Vale

05/06/2009

img20MD.jpgImagine poder pegar um ônibus em Gaspar, descer no terminal urbano da cidade de Blumenau, e poder utilizar as linhas do transporte coletivo daquela cidade sem ter que pagar uma nova tarifa. A alternativa está sendo estudada pela Associação Empresarial de Blumenau, Acib, em parceria com a Associação Empresarial de Gaspar, Acig.
Samir Buhatem, presidente da entidade gasparense, explica que a ideia surgiu a partir da necessidade de oferecer à população uma linha integrada de transporte coletivo, incentivando assim o uso deste transporte ao invés do carro, que é um veículo individual, contribui para a poluição do meio ambiente e congestiona o trânsito nas ruas e rodovias das cidades.
O assunto ainda não foi discutido com as autoridades municipais de Gaspar e Blumenau. "Vamos nos reunir com o prefeito Celso Zuchi e com o prefeito João Paulo Kleinubing nas próximas semanas. Essa não seria uma mudança imediata. Vamos sentar, discutir, analisar as possibilidades", explica o representante da classe empresarial gasparense.
Além de Gaspar e Blumenau, todas as cidades do Médio Vale também integrariam este novo sistema de transporte coletivo. "Assim, toda a região metropolitana de Blumenau estaria unida. Esta mudança facilitaria o transporte de muitas pessoas", aponta Samir.
Como as discussões ainda estão no início, não há explicações sobre como essa unificação funcionaria, nem há discussões sobre taxas e horários. Segundo Samir, estas seriam decisões técnicas, a serem tomadas após a aprovação da ideia.

Secretário
O secretário de Planejamento de Desenvolvimento de Gaspar, Rodrigo Althoff, ainda não foi informado sobre a proposta, mas afirma que a ideia pode ser positiva, porém, necessitaria de estudo municipal e regional. "Com este estudo seria possível apresentar a proposta para a comunidade. Com ele apontaríamos os benefícios e prejuízos e assim poderíamos mensurar sua aplicação", destaca. Rodrigo aponta que hoje o município de Gaspar possui um transporte coletivo integrado e que funciona bem. Para ele, as alterações só poderiam ser feitas se fossem para melhorar este sistema.

img17PQ.jpg
"Acho que esta mudança seria ótima. Pouparia o dinheiro da população, que pagaria uma única passagem".
Erna Carvalho, 70 anos - Bela Vista

img18PQ.jpg
"Seria uma boa alternativa, mais econômica e também mais fácil para todos os usuários do transporte coletivo. Ando bastante de ônibus e para mim facilitaria muito".
Carlos Augusto Bento da Silva, 16 anos - Garcia / Blumenau

img19PQ.jpg
"Esta união dos ônibus das cidades do Vale seria muito boa. Seria uma alternativa mais vantajosa, não precisariam pagar mais do que uma passagem".
João Batista da Silva, 66 anos - Bela Vista

Comentários

Adriana
05/06/2009 20:24
Seria ótimo,não só pelo fato de pagar somente uma tarifa,mas sim que muitas pessoas deixariam seus carros na garagem e reduziria esses  congestionamento que tem tomado conta das rodovias de nossa cidade,tomara que nossas autoridades aprovem essa idéia,parabéns a ACIB e ACIG por estudar essa nova alternativa que vai beneficiar a nós todos.
Rafael
05/06/2009 10:26
Isso será uma coisa muito boa pra Gaspar e região se der certo. Tomara que as lideranças da região cheguem num acordo. O povo que anda de busão agradece de pé!
Thiago
05/06/2009 09:51
Seria uma boa, porém as vias principais de Gaspar e Blumenau e os terminais urbanos em horários de picos, não suportariam o volume de ônibus nesse horário.
Acho um pouco impossível, sem aumentar os terminais.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.