Erradicação da febre aftosa em Santa Catarina completa dez anos - Jornal Cruzeiro do Vale

Erradicação da febre aftosa em Santa Catarina completa dez anos

25/05/2017
Erradicação da febre aftosa em Santa Catarina completa dez anos

Santa Catarina comemora nesta quinta-feira, 25 de maio, a erradicação da febre aftosa em seu território. A data marca os dez anos da entrega do certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal. Nesse período, o estado se consolidou como referência em sanidade e defesa agropecuária, conquistando os mercados mais competitivos do mundo. Santa Catarina se mantém como único estado brasileiro reconhecido como livre desse mal, sem vacinação.

O resultado foi conquista de uma ação conjunta entre o Governo do Estado, o Ministério da Agricultura, as agroindústrias e os produtores rurais. “Essa conquista aconteceu depois de muito trabalho. Todas as partes se envolveram e os produtores foram grandes parceiros nesse processo. Nós sabíamos que Santa Catarina tinha potencial para ser um grande produtor de aves, suínos e leite e a certificação internacional era indispensável para aumentarmos a produção e conquistarmos novos mercados”, destaca Moacir Sopelsa, secretário de Estado da Agricultura e da Pesca.

Já o secretário adjunto de Agricultura, Airton Spies, ressalta que a conquista prova a distinção de Santa Catarina com o cenário nacional. “A manutenção desse status exige grande esforço do Governo do Estado, dos serviços de defesa agropecuária, em parceria com o setor privado e produtores”.

 

 

 

Edição 1802
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.