Lista telefônica

Especial Natal 2016 Cruzeiro do Vale - Jornal Cruzeiro do Vale

Especial Natal 2016 Cruzeiro do Vale

25/12/2016

Editorial

Em clima de Natal, entregamos a última edição de 2016 nas mãos de nossos fiéis assinantes. E, assim como um presente prestes a ser aberto, a publicação vem repleta de surpresas e bons sentimentos. Com a mesma dedicação e compromisso de sempre, a nossa equipe dá dicas de decoração natalina, de presentes e do que fazer nas férias; sugere receitas saborosas para a tão esperada ceia; conta o significado dos símbolos que enfeitam esta época do ano; e também destaca a história por traz das comemorações. Além disso, o especial de Natal reúne as boas ações realizadas em dezembro; a programação religiosa e o horário de atendimento do comércio de Gaspar; o calendário de festividades da região; e muito mais.

A matéria especial da edição conta com a interação de personalidades gasparenses que se destacaram de maneira positiva nas páginas do Cruzeiro do Vale em 2016. Eles responderam a seguinte pergunta: ‘Que presente você daria para Gaspar?’. As respostas têm em comum a positividade, a esperança e a expectativa de um ano melhor. Entre os presentes, citados por essas pessoas especiais, a maioria diz respeito a um cuidado maior da saúde e educação, o que reflete a boa conduta dos entrevistados.

O Natal está aí. Contagem regressiva! É nesse clima, que contagia a todos, que o jornal Cruzeiro do Vale encerra mais um ano de muito trabalho, dedicação e compromisso com a população de Gaspar, Ilhota e demais municípios que fazem parte do Vale do Itajaí. A sensação é de dever cumprido. Em 2016, a equipe mudou, se reinventou e segue para o próximo ano cheia de planos. É tempo de prosperar e se concentrar no nosso maior bem: a fé. Que toda a magia presente a partir do nascimento de Jesus Cristo renasça dentro de todos e o amor Dele se faça presente nas confraternizações em família.

--------

Artigos

O Natal de Frederico e Silvio 

Por Arlete Trentini dos Santos

Nossa vizinha morava numa casinha de tijolinhos e tinha gerânios vermelhos plantados numa floreira branca na janela. Ela era avó de muitos netinhos. E, no natal, os netos e filhos vinham para festejar com ela. Uns moravam aqui mesmo na nossa cidade e outros bem mais longe, em outro estado. Quando todos estavam reunidos era uma alegria, a algazarra podíamos escutar da nossa casa. A alegria contagiava.

Ela era uma senhorinha de bochechas rosadas, um pouco gordinha e com mais ou menos um metro e sessenta. Sempre tinha um grande sorriso no rosto. Moravam com ela o filho caçula, Mauricio; a nora, Patrícia; o netinho, André; um papagaio; um cachorro e algumas galinhas.

Ela era muito divertida, e quando não estava conversando com as visinhas conversava com o papagaio. Muitas vezes sentei com ela na varanda de sua casa para conversar. Ela contava muitas histórias e falava sempre dos preparativos do Natal. Tudo começava quase no inicio de dezembro. Ela fazia vários tipos de docinhos, compotas de doces e arrumava a casa para receber a família. Tinha que suprir a despensa com muitos comes e bebes. Um ou dois dias antes do Natal era a hora de temperar o peru, fazer as farofas, as sobremesas e bolos. Os filhos passavam o Natal e mais alguns dias em sua companhia.

E num dos natais, o filho Mauricio se vestiu de Papai Noel e fez a maior festa para as crianças. Elas nem descobriram que era ele. E, passado mais um ano, novamente noNatal, a vovó começou a dizer que a noite o papai Noel chegaria para entregar os presentes. Mas, os netinhos Frederico e Silvio, que eram da cidade grande, já achavam que estavam muito espertos, e diziam: ‘Nós sabemos quem é o papai Noel. É o tio Mauricio, porque ele não estava na sala na hora de cantar Noite Feliz, é ele que coloca aquela roupa. Papai Noel não existe, vovó’.


E a vovó dizia: - Tudo bem, a noite a gente vê se isso é verdade.


E assim, depois daquele maravilhoso jantar, um pouco antes de abrir o pinheiro,tio Mauricio sumiu. Frederico e Silvio, então, cochichavam: ‘Viu, ele foi colocar a roupa de Papai Noel’.


Toc ...Toc...Toc...


Bateram na porta e todos correram para abrir. Os netinhos mais novos gritavam: ‘É o Papai Noel, é o Papai Noel’. Mas, Frederico e o irmão logo olharam, viram que o tio não estava e foram dizendo: ‘É tio Mauricio, não é o Papai Noel. Papai Noel não existe’. As outras crianças estavam felizes e nem escutavam os dois falando, só queriam conversar com o Papai Noel contar que foram boazinhas durante o ano e ganhar presentes. E o papai Noel chamava cada um pelo nome fazia umas perguntas e entregava presentes.


Chamou também o Mauricio. Os meninos começaram a rir, eles tinham certeza que o Papai Noel era o tio. E, de repente, o tio Mauricio aparece na porta e diz: ‘Estou aqui, Papai Noel. Tive que sair para comprar fósforos, mas voltei bem rápido porque sabia que hoje o senhor vinha’.


Os dois molecotes quase morreram do coração. Agarraram-se e ficaram grudados na mãe e na avó até o Papai Noel dar boa noite e dizer que viria no ano seguinte, se todos se comportassem bem. E depois disso, eles juravam que o Papai Noel era de verdade.


E esta foi uma das histórias divertidas que eu escutei da querida dona Ligia Nascimento.

 

Natal, tempo de reflexão

Por Júlio Cesar Bridon dos Santos

Estamos atualmente atravessando momentos. Dias e mais dias de uma forma nunca dantes imaginada. Parece que não existe, nesse mundo criado por Deus, algo melhor do que maldades, tristezas, fome e mortes desenfreadas. A inutilidade, que impera no coração dos seres inumanos, faz com que nossa fé num poder maior seja posta à provas. No entanto, temos que continuar com nossa fé, acreditando que o que nos espera é algo muito maior e mais digno do que tentam demonstrar esse seres que estão habitando nosso Planeta.

Sejamos fortes!

Sejamos honestos!

Tenhamos fé em Deus!

Tenhamos esperança nesse, que no dia 25 de dezembro, retorna ao nosso meio para nos mostrar que é possível, sim, vivermos em paz e felizes.

Talvez o questionamento seja: será que adianta esperarmos pelo salvador, para que somente através dele é que conseguiremos alcançar tudo aquilo que esperam dele os seres humanos?

Com toda certeza. Por que a quem iremos recorrer, senão a Jesus Cristo? Ele, que nos deixou o maior legado de todos, apesar da maioria ou uma pequena minoria, com o poder nas mãos, tentar desviar a nossa atenção para outros interesses?

Somos inteligentes ou pelo menos deveríamos ser. Porque temos dentro de cada um de nós algo tão sublime que não existe pecado algum que possa nos levar à perdição. Levantemos nossas cabeças para seguir o exemplo do grande mestre Jesus Cristo, que amou e pediu que nos amássemos uns aos outros.

Está mais do que na hora de elevarmos nossos corações e nossos espíritos para ele e pedir-lhe que nos ajude e nos direcione somente para o bem, que é o que realmente importa neste Natal.

Vamos ser firmes nos nossos propósitos de igualdade, fraternidade e união e olharmos o outro que ainda sofre todas as agruras que os tempos atuais impõem.

Vamos ser justos conosco e com nossos irmãos, sejam eles de que cor, credo e religiosidade sejam, porque, como nos disse o Criador somos todos feitos da mesma imagem, somos iguais em tudo.

Naveguemos nesse Natal com o coração palpitante de amor, de caridade, de humildade e, principalmente, de fé.

Que todos elevem suas preces aquele que, ao retornar à todos nós, neste dia tão especial, o façam com muita dignidade, observando que o mundo não é só o que podemos visulizar, mas à todos que vivem nele e muitas dificuldades atravessam.

Milhares morrem de fome, de sede, assassinados a sangue frio como se meros objetos fossem.

Vamos olhar o mundo com os olhos de Deus, pois só assim teremos paz dentro de nós.

Que este Natal traga muita luz e paz a todos os habitantes desse nosso planeta que chamamos Terra.

Feliz Natal!

--------

Uma noite bem decorada

O clima natalino é mágico e faz os lares se transformarem. Mas, como escolher os enfeites certos, que tenham harmonia entre si e não custem tão caro? De acordo com a artesã Cecília Rodrigues, criatividade é a palavra chave. “Unir as suas habilidades e um pouco de paciência já é suficiente. A decoração artesanal é uma alternativa para ter enfeites exclusivos e ainda economizar”.

A ceia de Natal é o momento de reunir a família e os amigos e merece uma caprichada decoração para combinar com a saborosa refeição. Portanto, a mesa deve receber um cuidado especial. A dica da artesã é manter a comodidade dos convidados. “Encher a mesa de adornos nem sempre é uma boa saída. Uma decoração limpa e organizada é essencial para que seus familiares se sintam a vontade na hora da refeição”.

Confira algumas dicas de como produzir uma linda decoração de Natal sem gastar muito:

Sousplat 

O sousplat é uma peça decorativa usada abaixo do prato. Ela valoriza e dá um toque de sofisticação à mesa e pode ser construída com diversos materiais (o mais acessível é o papelão).

Para fazer um sousplat, você vai precisar de uma caixa de papelão; tecidos com temática natalina; tesoura e cola.

Recorte o papelão em círculos maiores que o prato que será usado na ceia. Passe cola e coloque o tecido sobre a peça com cuidado. Recorte as sobras e faça o mesmo do outro lado. Para garantir que o sousplat seque rápido, passe o secador de cabelo. O sousplat pode ser construído também com madeira, vidro e até tecido forrado com feltro.

Suporte para velas

Utilizar velas no centro da mesa pode tornar o ambiente mais aconchegante aos seus convidados. O ideal é apostar em um suporte bacana, seguro e feito com materiais encontrados em casa.

Para fazer o suporte de velas, você vai precisar de recipientes pequenos de vidro (copo de whisky, potes ou vidro de conserva); velas decorativas ou comuns; fitas coloridas; cola quente e areia.

Lave bem os recipientes, que devem ser maiores que as velas. Coloque areia suficiente para cobrir 1/3 do pote. Deposite a vela. Passe as fitas ao redor do pote, faça um laço e finalize com a cola quente para garantir que as alças não se desprendam. Você pode substituir as fitas por tecido, como rendas.

Porta guardanapos

Que tal construir um porta guardanapos para tornar sua Ceia de Natal mais bonita? Os materiais necessários são argolas de acrílico, madeira ou metal (5 a 7 cm de diâmetro); guardanapos (preferencialmente de tecido); corda de sisal; enfeite de Natal pequeno e cola quente.

Com o auxilio da cola quente, pingue uma gotinha na argola e prenda a ponta da corda, enrolando a corda sisal em volta. Passe cola quente atrás do enfeite de papai Noel e cole na argola, pressionando-a até secar. Passe o guardanapo dentro da argola e pronto. 

Conselhos

Usar toalha branca é acertar em cheio. Para colorir a mesa, selecione até duas cores que se destaquem nos enfeites. Vivacidade demais torna a decoração carregada e confusa.

Uma mesa repleta dos mais diversos talheres e tipos de copos pode deixar algum convidado constrangido. Antes de selecionar os itens, assegure-se de que todos sabem usar. Deixe seus convidados à vontade.

--------

Para receber muitos elogios

O espírito natalino que invade as casas faz com que as famílias se reunam para as tradicionais confraternizações de fim de ano. Os sentimentos bons, como a solidariedade e o amor ao próximo, ficam ainda mais visíveis durante a ceia de Natal, quando todos se encontram para um delicioso jantar.

Dividir a refeição com pessoas amadas é um dos momentos mais valiosos para todos e o cuidado com cada ingrediente é essencial. Mas, se você acha que passar o dia inteiro na cozinha é o único jeito de preparar uma refeição de dar água na boca, está enganado. Existem pratos saborosos e de fácil preparo que rendem muitos elogios. Confira, divirta-se na cozinha:


Peru recheado

Ingredientes

- 1 peru de aproximadamente 4kg
- 200g de lombo de porco moído duas vezes
- 150g de bacon magro em tiras
- 500g de bacon fatiado
- 100g de gordura de porco moída duas vezes
- 2 cebolas
- 1 maçã sem casca cortada em cubos
- 40g de manteiga
- Óleo vegetal (para regar)
- Canela, cravo e alecrim moído (opcional)
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo

Limpe o peru e tempere-o com sal e pimenta. Pique as cebolas em tiras finas. Em seguida, derreta a manteiga, coloque o bacon e deixe as cebolas dourarem. Acrescente a banha e o lombo de porco moído. Depois de três minutos, junte a maçã. Tempere com sal e especiarias e retire a panela do fogo. Misture tudo.

Recheie o peru com a mistura e costure-o, deixando bem fechado. Amarre também as coxas e as asas. Coloque o peru em uma assadeira, regue com óleo e cubra com as fatias de bacon. Tampe com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 170°C por uma hora.

Retire o papel-alumínio e deixe o peru no forno por mais uma hora, regando-o de vez em quando com a gordura do bacon. Quando o peru estiver assado, coloque-o em uma travessa, retire a linha da costura e sirva com as maçãs.

 

Pudim de Leite Condensado

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara de leite de vaca
- 4 ovos inteiros
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/3 de xícara de água

Modo de preparo

Em uma panela, misture a água e o açúcar até formar uma calda. Depois, unte uma forma com a calda e reserve. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje na forma já caramelizada. Leve para assar em banho-maria por aproximadamente 40 minutos. Desenforme e sirva.

 

Coquetel de frutas

Ingredientes

- 1 maça vermelha
- 2 rodelas de abacaxi
- 4 morangos
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 lata de refrigerante sabor uva

Modo de preparo

Bata as frutas no liquidificador junto ao mel e, em seguida, coe. Por último, misture com o refrigerante.

 

Farofa com amendoim

Ingredientes

- 1 xícara de farinha de mandioca
- ½ kg de amendoim torrado sem pele
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Sal (a gosto)

Modo de preparo

Triture o amendoim com um socador ou no liquidificador. Se o amendoim não for salgado, acrescente sal à gosto. Depois, em uma frigideira, derreta a manteiga, acrescente o amendoim triturado e mexa. Junte, aos poucos, a farinha de mandioca e vá mexendo até dar o ponto da farofa ‘torradinha’.

--------

Em Sociedade Especial de Natal - clique aqui e confira!

--------

Decorações que encantam

A tradicional decoração de Natal encanta, enche os olhos e traz harmonia às residências e aos estabelecimentos comerciais. Porém, enganam-se os que acreditam que os enfeites são utilizados apenas pela sua beleza. Cada item que compõe a decoração de Natal tem um significado especial e carrega em si o verdadeiro espírito natalino. Confira:

Estrela

A bússula natural que guiou os caminhos dos três reis magos até Belém hoje é lembrada pelo enfeite colocado no topo da árvore de Natal. As pontas da estrela significam as direções da Terra: Norte, Sul, Leste e Oeste. A estrela também simboliza a verdade e a vida.

Bolas Coloridas

Os adornos que enfeitam os pinheirinhos são compostos, em sua maioria, pelas bolas coloridas. Elas simbolizam os frutos e os dons que o nascimento de Jesus Cristo nos trouxe.

Presépio

Composto pelo menino Jesus; seus pais, Maria e José; os três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar; pastores e animais, o primeiro presépio foi montado no século XIII. São Francisco de Assis foi quem teve a ideia da criação e seu objetivo foi facilitar a meditação da mensagem evangélica passada com o nascimento de Jesus em um simples estábulo. 

Sinos

Composto pelo menino Jesus; seus pais, Maria e José; os três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar; pastores e animais, o primeiro presépio foi montado no século XIII. São Francisco de Assis foi quem teve a ideia da criação e seu objetivo foi facilitar a meditação da mensagem evangélica passada com o nascimento de Jesus em um simples estábulo.

Presentes de Natal

Há três atribuições dadas às trocas de presentes. Uma fala sobre o contato de São Nicolau com os mais humildes no Natal. Outra afirma que o ato de presentear vem das ofertas trazidas pelos reis magos à Jesus no seu nascimento: mirra, ouro e incenso. Já a terceira hipótese é que a tradição foi construída a partir dos costumes dos romanos, que davam presentes uns aos outros em seus festejos de término e início de ano.

Velas

Presença de Cristo e renovação da fé. Esses são os principais significados das velas, que iluminam celebrações em família e fazem da ceia ainda mais bonita. Jesus disse: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas’, o que remete ao empenho seguir a luz divina.

--------

Noite mais que feliz

“Noite feliz, noite feliz. Ó senhor, Deus de amor. Pobrezinho nasceu em Belém (...)”. Ao ler o início da canção Noite Feliz, um sentimento bom invade os corações. A canção ecoa por todos os lares e igrejas na noite de Natal e traz uma mensagem de simplicidade e amor ao próximo. O que muitos não sabem é a origem desta música, que se tornou uma das mais famosas e representativas sobre o Natal.

Escrita pelo padre Joseph Mohr e composta pelo músico Franz Xaver Gruber em 1818, na cidade de Oberndorf, na Aústria, a ‘Noite Feliz’ foi escutada pela primeira vez na Missa do Galo daquele ano, em uma pequena paróquia de São Nicolau. A repercursão da canção foi tão grande que, desde de 2011, ela é considerada um patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, a Unesco.

A canção emociona milhares de cristãos todos os anos, tem 45 traduções e ganhou muitas adaptações e versões ao redor do mundo. No Brasil, diversas vozes já apresentaram a música, como a de Xuxa Meneghel, Sandy e Júnior, Chitãozinho e Xororó, Aline Barros e André Valadão.

--------

Atendimento diferenciado

O ditado que diz que o brasileiro deixa tudo para a última hora se encaixa com a realidade dos gasparenses. Faltando poucos dias para o Natal, é visível a movimentação pelas ruas da cidade. São crianças, jovens e adultos procurando o presente ideal para seu pai, avô, padrinho ou amigo secreto.

Para não deixar ninguém sem presente neste final de ano, o comércio de Gaspar, assim como o de toda a região, está atendendo em horário diferenciado. O atendimento prolongado iniciou no dia 5 de dezembro e segue até o dia de Natal.

Nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de dezembro, as lojas associadas a Câmara de Dirigentes Lojistas de Gaspar abrem às 8h e fecham somente às 21h. Quem deixar para fazer as compras de fim de ano no último dia deve ficar atento. No sábado, véspera de Natal, as lojas abrem às 8h e fecham ao meio dia. No dia 25 de dezembro não haverá atendimento. De 26 a 30 de dezembro, os lojistas atendem em horário comercial, das 8h às 18h.

O que diz a CDL

De acordo com o Gestor Executivo da CDL de Gaspar, Jefferson Schramm, o horário para o atendimento de fim de ano foi estabelecido durante convenção coletiva 2016/2017, que aconteceu em agosto. “Sabemos que neste período de fim de ano os horários acabam ficando concorridos e, por isso, iniciamos dezembro com o atendimento diferenciado. Com esse horário, os clientes conseguiram escolher os dias que melhor se encaixavam no seu dia a dia para realizar as compras e, ainda, valorizaram o comércio da nossa cidade”.

--------

Hora de presentear

Com a aproximação do fim do ano, famílias e grupos de amigos fazem seus tradicionais sorteios de amigo secreto. Namorados, marido e mulher, tio e tia, sobrinho, avôs e demais membros da família começam a pensar a melhor maneira de presentear. E, aí, a maioria começa a quebrar a cabeça pensando em como agradar quem quer bem.

Pode-se dizer que todo mundo presenteia alguém nessa época do ano. E comprar um presente de Natal pode até parecer tarefa fácil, mas não é. Antes de sair comprando o primeiro presente que vê pela frente, a principal dica é colocar na ponta do lápis o orçamento destinado para o presente. Depois, para não errar, é preciso saber o gosto e estilo de quem será presenteado. Outra questão a ser levada em conta é a afinidade e a aproximação com a pessoa. Confira algumas dicas para não errar.

Amigo Secreto

Nas brincadeiras de amigos secretos, você pode deixar seu amigo contente sem gastar muito. Presenteie com livro, chocolate, agenda, caneca ou qualquer outro item que combine com a personalidade de quem você pegou. A mesma dica vale para as brincadeiras de rouba presente. 

 

 

Homens

Dizem que presentear um homem é mais fácil. Mas, na verdade, a complexidade é a mesma. Para presente de amigo secreto, um kit de barbear, por exemplo, é uma boa pedida. Uma camisa também é sempre um bom presente. Nesse caso, se atente ao estilo da pessoa e aposte em uma camisa social, polo ou básica. Para o pai, namorado, marido ou noivo, um presente caprichado vai encher os olhos. Um kit de perfume, eletrônico, terno ou outro presente de maior valor vai agradar muito. Um artigo esportivo também é uma dica interessante. 

 

 

Mulheres

A maioria das mulheres gosta de maquiagens e acessórios. Comprar roupa ou perfume pode ser arriscado, mas, se você conhece bem o gosto de quem vai receber o presente, vale a pena arriscar e dar esse presentão. Bolsas e calçados entram na mesma regra dos perfumes e roupas. 

 

 

Idosos

Se você vai presentear o vovô ou a vovó, saiba que porta retratos, livros e canecas nunca são excesso na casa deles. Itens de decoração e flores também são uma boa opção. Isso sem falar nas quentinhas e macias pantufas. 

 

 

Crianças

Antes de comprar qualquer presente para uma criança, descubra a idade dela. Afinal, os presentes variam muito de idade para idade. Em geral, crianças gostam de brinquedos. Mas, analisar se ele é educativo ou barulhento é uma questão importante a ser levada em conta.

Roupas e demais itens de uso pessoal também podem servir de presente. A criança pode até não ligar muito, mas os pais geralmente adoram que o filho receba esse tipo de presente.

O que considerar na hora de comprar o presente:

Idade, gênero, profissão, afinidade com a pessoa, orçamento disponível, preferências do presenteado.

--------

Momentos de fé e reflexão

Muito além dos presentes, Natal significa fé e união das famílias. Por isso, para marcar a data, as igrejas de Gaspar preparam celebrações especiais que colocam em evidência o verdadeiro significado do Natal e que oportunizam momentos de reflexões sobre o ano que está terminando e o que está iniciando.

Confira os locais e horários das celebrações:

Dia 24 de dezembro, às 17h
Comunidade Virgem de Nazaré, no Gasparinho Quadro; Capela Santa Paulina, no Santa Terezinha; Centro Comunitário São João Batista, no Centro; Capela Nossa Senhora Aparecida, no Arraial Baixo.

Dia 24 de dezembro, às 19h
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, no Centro; Comunidade São Sebastião, na Margem Esquerda; Capela Santo Antônio, no Gasparinho.

Dia 25 de dezembro, às 8h
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, no Centro; Comunidade Santa Rita de Cássia, no Sete de Setembro; Capela Santa Terezinha, no Santa Terezinha; Centro Comunitário Nossa Senhora de Fátima, no Gaspar Mirim.

Dia 25 de dezembro, às 9h30
Capela Santa Clara, no Poço Grande; Comunidade São Judas Tadeu, no Porto Arraial.

Dia 25 de dezembro, às 19h
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, no Centro.

Por Frei Paulo Moura

Natal significa nascimento. Não de uma pessoa comum. Todos sabemos. Natal foi criado para se comemorar o nascimento de Jesus Cristo, o Emanuel, o Deus conosco (Mt 1,23). Neste período, recebemos muitas mensagens de paz, amor, perdão, reconciliação e muitos gestos de solidariedade. Há uma atmosfera fraterna e religiosa no ar. Nossa alma se enleva com melodias familiares de Natal; músicas que nos embalam desde criança, luzes coloridas piscando, as ruas agitadas em busca de um presente ou presentes para pessoas amadas, os preparativos da ceia. Tudo isso nos mostra uma participativa confraternização. A atmosfera é de festa, alegria, celebração.

Nas celebrações natalinas, não podemos esquecer que a verdadeira razão de nossas festas, a figura central, é Jesus, o menino Deus. Perceber esse sentido é ouvir o Verbo, Cristo, a Palavra, pois o Ele se fez carne e veio morar no meio de nós (Jo 1,14). Acolher Jesus, nossa luz, que nos ilumina, é entender o verdadeiro sentido do Natal. A alegria desse entendimento é a verdadeira alegria e felicidade do Natal.

Meus votos natalinos a todos os gasparenses! Que Jesus, nossa luz, os ilumine e proteja sempre!

--------

Que presente você daria para Gaspar?

A troca de presentes é tradição nesta época do ano. Pais e filhos, casais, tios, primos e amigos trocam lembranças para demonstrar o quanto a pessoa é importante em sua vida e para simbolizar a vontade de tê-la presente no seu dia a dia no ano que se inicia.

Durante todo o ano de 2016, Gaspar foi presenteado com diversas ações de personalidades importantes para o município. Elas tiveram papel fundamental em diversas áreas e presentearam a cidade com seus nomes e atitudes de destaque. Por isso, na última edição de 2016 do Cruzeiro do Vale, nossa equipe perguntou a essas pessoas que presente elas dariam para Gaspar e o que desejam para a cidade. As respostas variam de acordo com a atuação de cada entrevistado mas têm uma coisa em comum: o desejo de ver a cidade cada vez mais desenvolvida para todos.

Rafael Condé - Ex-juíz da 4ª vara da Comarca de Gaspar

“Meu presente para Gaspar seria muita paz e esperança de que tempos melhores virão. Com esperança conseguimos melhorias para todos”.

Chimelly Louise de Resenes Marcon – Promotora de Justiça na Comarca de Gaspar

“Neste Natal, desejo a Gaspar uma Administração Pública transparente, eficiente, proba e, sobretudo, vinculada aos reais interesses da comunidade.”

Egídio Maciel Ferrari – Ex-delegado de Polícia Civil de Gaspar

“Daria de presente para Gaspar um prédio novo para abrigar a Delegacia de Polícia Civil. A população merece mais qualidade e comodidade na prestação dos serviços de polícia judiciária”.

Pedro Celso Zuchi - Prefeito de Gaspar

“Eu daria ainda mais motivação e força para o povo lutar por uma cidade cada vez melhor. Mas, o maior presente que deixo para a nossa querida Gaspar é a tão sonhada Ponte do Vale Prefeito Dorval Rodolfo Pamplona”.

Kleber Wan-Dall - Prefeito eleito de Gaspar para 2017/2020

“Meu presente para Gaspar seria harmonia, unidade e união entre pessoas e instituições”.

Rosemary Monnerat – Professora gasparense

“Eu daira para Gaspar mais educação. Um grande pacote com excelentes profissionais, principalmente em Língua Portuguesa. Na educação tudo está contido: respeito, caráter, honestidade e justiça, para um mundo livre de preconceitos”.

José Rovere Passos – Presidente da CDL Gaspar 

“Como gasparense, empresário e presidente da CDL, gostaria de presentear Gaspar com um fim de ano iluminado. A população merece uma cidade repleta de luzes de Natal, tornando esta época ainda mais especial. Se eu pudesse, valorizaria ainda mais a Igreja Matriz, que é um dos pontos turísticos mais visitados aqui. Ela seria enfeitada com luzes específicas para cada data comemorativa durante o ano. Os moradores merecem uma cidade organizada e encantadora”.

Luciano Bernardi – Presidente do Rotary Club de Gaspar

“Só consigo desejar que possamos continuar contribuindo com nosso melhor para o presente e o futuro da nossa amada Gaspar. Como bem material, se fosse possível, eu daria de presente ao nosso município o tão necessário Anel de Contorno, ligando a cidade de Blumenau a Rodovia Jorge Lacerda”.

Nelson Mário Küstner – Presidente da Acig

“Daria a condição de escola tempo integral para toda criança até completar o ensino médio, desenvolvendo um modelo de educação com oficinas de aplicação das teorias na prática, dando ao aluno a satisfação de realização. O maior bem do ser humano em vida é o saber”.

Douglas Waltrick – Presidente Ampe Gaspar

“Através do exemplo e ações concretas, eu atrairia mais pessoas preocupadas com o interesse coletivo do que apenas em si próprio.”

Diogo Mafra – Presidente do time de futebol americano Black Hawks

“O Black Hawks presenteou a cidade uma nova paixão esportiva, trouxe um título e muita emoção em 2016. Ano que vem queremos presentear os gasparenses com mais um título, mas, desta vez em nível maior, na Liga Nacional, que vamos disputar no segundo semestre”.

Willian Schramm Deschamps – Atleta gasparense

“Meu maior presente para Gaspar seria um maior investimento na área do esporte. Daria para a cidade espaços abertos à comunidade e também locais para que equipes e atletas possam utilizar para seus treinos”.

Yasmin Tavares – Bailarina gasparense

“Eu daria de presente mais amor. A minha forma de entregar esse presente com certeza seria dançando, passando esse sentimento em forma de movimentos para todos aqueles que estiverem me assistindo”.

--------

Eles nasceram no Natal

O dia 25 de dezembro é um dos mais esperados pelos cristãos ao redor do mundo por simbolizar o nascimento do menino Jesus. Porém, algumas famílias possuem um motivo ainda maior para comemorar a data: o nascimento de um ente querido. Esse é o caso da família de Natália Simon, que nasceu em 25 de dezembro. Prestes a completar 19 anos, a jovem gasparense diz que existem pontos negativos e positivos em fazer aniversário no dia de Natal. “É legal fazer aniversário no Natal, apesar de, às vezes, as pessoas esquecerem de me dar os parabéns e desejarem apenas Feliz Natal. Por outro lado, essa é uma data muito especial, já que os momentos são marcados pela união da família, muitos presentes e comilanças”, diz Natália. 

Personalidades que fazem história ao redor do mundo também comemoram seus aniversários no Natal. Confira alguns:

- Cantor Ricky Martin

- Modelo Ntália Guimarães

- Cantor Humberto Gessinger

- Cantora Simone

--------

Boas ações

Galera do Bimo faz a alegria das crianças

O tradicional Papai Noel da Estamparia Bimo foi o responsável pela alegra das crianças no domingo, 11 de dezembro. Como acontece todos os anos, o caminhão carregado de balas e alegria passou pelos bairros Santa Terezinha, Centro, Gaspar Grande, Gasparinho, Sete de Setembro e Coloninha.

 

Natal OAB

No dia 6 de dezembro, a OAB de Gaspar promoveu seu tradicional Natal Solidário. Os integrantes saíram da sede da OAB, no bairro Sete de Setembro, e seguiram para o Sertão Verde, onde fizeram a alegria de 200 crianças. Este é o quarto ano que o Papai Noel da OAB distribui balas e presentes aos pequenos daquela localidade.

Fundição Santa Terezinha entrega 2.200 presentes

Em 2016, o Natal de 2.200 crianças vai ser diferente graças a Fundição Santa Terezinha. Pelo terceiro ano, a empresa gasparense doou brinquedos arrecadados em uma gincana interna para as crianças e fez a alegria de todos. Este ano, a entrega contemplou os alunos das séries iniciais das escolas Angélica Costa e Frei Godofredo e os pequenos do CDI Ivan Duarte. Além disso, o Papai Noel da Fundição Santa Terezinha passou no encerramento do Cras do Bela Vista e da Margem Esquerda e também distribuiu presentes.

Coro de emoções

O Coro Misto Santa Cecília lançou seu primeiro CD no dia 12 de dezembro. Intitulado ‘Canções de Natal’, o disco possui 12 músicas e foi desenvolvido por 40 cantores, coordenados pelo regente Dayro Graciola Benevenutti Kowalski Bornhausen. O lançamento aconteceu na Igreja Matriz São Pedro apóstolo e foi marcado por momentos de muita emoção por parte da comunidade e também pelos integrantes do coro.

Lions - amor e união

A 60ª edição do Caminhão do Papai Noel do Lions Clube de Gaspar aconteceu na manhã de domingo, 11 de dezembro, em Gaspar. A ação teve início no ano de 1956 e foi idealizada por Paulo Wehmuth, que contou com a ajuda de amigos. Hoje, os membros e amigos do Lions mantem viva a tradição e percorrem, anualmente, as ruas de Gaspar levando o espírito natalino, conforto, amor e alegria às crianças e aos adultos.

 

CDL anima lojistas e gasparenses

As canções natalinas ecoaram pelas ruas de Gaspar na tarde de domingo, 11, quando o Papai Noel da CDL distribuiu balas e alegrias aos adultos e às crianças. A carroça do Bom Velhinho passou pela rua Coronel Aristiliano Ramos às e seguiu para os bairros Coloninha e Gaspar Grande. Após dar a volta pelas ruas, ela foi para o bairro Santa Terezinha e, após, para o Sete de Setembro. O trajeto durou cerca de três horas e foi encerrado no Centro.

De acordo com o Gestor Executivo da CDL, todo o trajeto foi planejado pensando no melhor para os associados. “Criamos um roteiro que fez com que a carroça do Papai Noel passasse em frente a maior concentração de associados. Isso fez com que os próprios clientes das lojas se divertissem também no momento da compra”, explica Jefferson.

Conforme afirma o presidente da entidade, José Rovere Passos, a iniciativa deixou a entidade muito contente. “A receptividade dos moradores e também dos nossos associados mostrou que a passagem do Papai Noel da CDL era muito esperada”.

O Papai Noel da CDL foi realizado com o apoio do Sindilojas e com a parceria Pinoco´s Cana, que cedeu a carroça para a realização da ação. A Polícia Rodoviária Estadual também deu apoio à ação.

--------

Amor, paz e sorte para 2017

A virada do ano é sempre marcada por momentos de alegria e descontração ao lado dos familiares e amigos. Durante todo o dia 31 de dezembro, as famílias se preparam, enfeitam os lares e preparam o jantar do último dia do ano. Com a chegada da meia noite, champagnes são estouradas e a felicidade toma conta de todos os locais.

Mas, você já deve ter visto um amigo, tio, namorado ou sobrinho pensando na cor da roupa que vai usar para receber o ano novo. E mais... você já deve ter reparado que, quem passa a réveillon a beira mar vai até a água e pula sete ondinhas. Já deve ter visto também a mãe preparando um delicioso assado de porco para a noite do réveillon. Você sabe o que isso significa?

Diversas superstições fazem parte do Ano Novo. Saiba o que cada uma quer dizer e tenha o 2017 dos seus sonhos.

Superstições

Lentilha
A lentilha é um alimento muito presente na ceia de Ano Novo. No seu preparo, enquanto cozinha, ela dobra de tamanho e esse crescimento indica fartura no ano que está iniciando.

Carne de porco
O principal alimento do dia 31 de dezembro deve ser a carne de porco. O animal, que fuça para frente, indica um ano de muitas conquistas. O peru, que cisca para trás, deve ser evitado.

Arrume a casa
Para atrair bons fluidos, no dia 31 de dezembro, varra toda a casa partindo do fundo para a entrada. Confira se não deixou nada quebrado pelo caminho.

Sete ondinhas
Se você vai passar o réveillon na praia, pule as sete ondinhas e, em cada pulo, faça um desejo. Quando terminar, afaste-se do mar andando de costas. Só vire de costas para a água quando sair completamente do mar. Assim, você vai deixar as energias negativas do ano que passou para trás.

Dinheiro
No dia da virada, coma 7 gomos de uva e guarde as sementes na carteira durante todo o ano. Isso vai garantir dinheiro nos meses seguintes. Guardar uma folha de louro na carteira também atrai bons frutos. Mas, para garantir que o ano que se inicia será de bons resultados nos negócios, coloque uma nota de qualquer valor dentro do sapato.

Cores para o ano novo

Branco: o branco significa paz, verdade, sabedoria e calma. Ele repele as energias negativas e eleva as vibrações.

Amarelo: riqueza e sabedoria durante o ano inteiro estão relacionados a cor amarela. Ela também estimula a intuição.

Vermelho: para ter um ano inteiro de muita paixão, força e energia, use vermelho. Ou, ao menos, pinte as unhas dessa cor.

Rosa: o rosa é o resultado da mistura do branco e do vermelho e seu significado tem relação às duas cores. Vestindo essa cor, você terá felicidade no amor e vai afastar as energias negativas.

Azul: a cor do mar traz paz de espírito e segurança. Também tem relação com transquilidade, harmonia e saúde.

Verde: o verde representa as energias da natureza, a esperança, o equilíbrio e o recomeço.

Laranja: para ter conquistas pessoais e profissionais, use laranja.

Violeta: a cor violeta traz consigo um ano de inspirações, imaginação e estabilidade. A cor também eleva o auto estima e ajuda a manter o foco.

--------

Show da virada na região

Como forma de agradecer mais um ano vivido e dar as boas vindas ao ano que está chegando, a maioria das pessoas planeja a virada do ano e faz a contagem regressiva para o 1º de janeiro ao lado da família e dos amigos. O local mais escolhido pela maioria das pessoas é a beira da praia, onde todos pulam as sete ondinhas e assistem aos shows de fogos. Se você ainda não planejou seu réveillon, confira o que vai acontecer na região e escolha o local que mais se encaixa com o seu gosto.

Gaspar

Em Gaspar, o Fazzenda Park Hotel recebe turistas de vários cantos do país para o show da virada. Este ano, o cantor sertanejo Michel Teló estará na cidade para animar os hóspedes, que vão poder apreciar também um show de fogos de artifícios à meia noite.

No Centro da cidade não haverá atrações.

Blumenau

O réveillon de Blumenau sempre anima e atrai aqueles que ficam na região no dia 31 de dezembro. Este ano, o show de fogos vai acontecer na Ponte de Ferro, no Museu da Água e na Prainha. Além disso, a programação musical da virada inicia às 18h30, com a banda Moacir Musikanten. Em seguida, às 20h30, se apresenta a banda Torre de Babel e após, para fechar o ano com chave de ouro, a Banda Champagne.

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú também será palco de apresentações musicais no dia 31 de dezembro, porém, a prefeitura da cidade ainda não divulgou as atrações responsáveis pela comemoração. Haverá também o tradicional show pirotécnico, com aproximadamente 15 minutos de espetáculo. O município é um dos mais badalados do estado e promete receber pelo menos um milhão de turistas nesta virada.

Navegantes

O último dia de 2016 contará com queima de fogos em três pontos da cidade de Navegantes: na ilha de Gravatá, em Meia Praia e na Praia Central. A expectativa é de que 220 mil participem da grande confraternização, que será marcada com shows da cantora gospel Paula Medeiros e da dupla sertaneja Dany e Rafa.

Timbó

Para de despedir de 2016, o município de Timbó organiza, pela primeira vez, uma grande festa. O evento de réveillon acontece no Parque Henry Paul, no Centro. Entre as atrações, um show do músico Deco Dalponte e uma queima de fogos durante a tradicional virada de ano.

Bombinhas

A cidade segue o roteiro de festas dos últimos anos. O réveillon contará com a apresentação da banda Noe Jack, na praia de Bombas. Já as praias do Centro, Canto Grande e Zimbros terão a animação de DJs para festejar a virada.

Programação Suspensa

As cidades de Itajaí, Penha, Porto Belo e Itapema terão suas festas de Réveillon suspensas nesse ano. Não haverá festas devido à economia de recursos nas contas públicas. 

--------

Férias nos setores públicos

Os funcionários da Prefeitura de Gaspar entraram em férias coletivas na quarta-feira, dia 21, e retornam às atividades no dia 16 de janeiro. Durante esse período, alguns dos serviços essenciais funcionam em regime de plantão para garantir o atendimento ao cidadão. Confira e programe-se:

Agricultura

Atendimento clínico e inseminação artificial de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Aos sábados e feriados somente inseminação artificial pelo telefone 3332-0783. Durante as férias coletivas, o atendimento no balcão será das 7h30 às 17h. Não será realizado serviço de nota fiscal de produtor nesse período. A Feira Livre Municipal também terá recesso entre os dias 23 de dezembro e 6 de janeiro.

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Dom Daniel Hostin está fechada desde o dia 21 de dezembro. O atendimento retorna no dia 20 de janeiro.

Conselho Tutelar

Durante as férias coletivas, o Conselho Tutelar manterá a aberta no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Após as 17h, os atendimentos acontecem por meio de plantão, pelos telefones 98818-5301 ou 3332-0193.

Defesa Civil

Plantão pelo telefone 199. Atendimentos retornam ao normal no dia 16 de janeiro.

Ditran

Haverá atendimento normal de segunda a sexta-feira até o dia 30 de dezembro. O plantão com os Agentes de Trânsito continuam todos os dias no telefone 153. Não haverá monitoramento da Área Azul entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro.

Educação

Os CDIs atenderam até o dia 16 de dezembro. As aulas retornam no dia 8 de fevereiro, para as crianças que já eram matriculadas no educandário em 2016; e no dia 13 de fevereiro, para as novas matrículas.

As aulas nas escolas municipais de Gaspar se também encerraram no dia 16 de dezembro. Os alunos retornam às salas no dia 13 de fevereiro.

Obras

Nas férias coletivas, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos atende em regime de plantão todos os dias úteis, das 7h30 às 17h, ou pelo telefone 3332-3502.

Procon

Não há atendimento durante as férias coletivas. Atendimento normal a partir de 16 de janeiro.

Samae

Não há atendimento diretamente no balcão desde 21 de dezembro. O atendimento voltará ao normal no dia 5 de janeiro.
Os serviços de coleta convencional acontecem normalmente. Nos sábados dos dias 25 e 31 de dezembro as coletas acontecerão até o meio-dia, por isso, o Samae recomenda que as pessoas que residem nos bairros atendidos nesses dias coloquem o lixo em frente à residência na sexta-feira à noite.

Serviços de manutenção, tratamento e distribuição de água serão realizados em horário normal e por meio de plantão.

Sine

Não haverá atendimento entre os dias 21 de dezembro e 13 de janeiro. Atendimento normal a partir de 16 de janeiro.

-------- 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.