ExpoGaspar movimenta a cidade no fim de semana - Jornal Cruzeiro do Vale

ExpoGaspar movimenta a cidade no fim de semana

05/07/2019

O Vale do Itajaí está em festa e com as atenções voltadas ao seu ‘coração’. Isso porque desde quinta-feira, 4 de julho, acontece a tradicional ExpoGaspar. Com uma programação recheada de atrativos, a comunidade gasparense divide com os visitantes a sua forte gastronomia e uma receptividade sem igual. O ponto de encontro é a Arena Multiuso, situada às margens da rua Hercílio Fides Zimmermann, no bairro Margem Esquerda.

É lá que, paralelamente, ocorrem três eventos: o 5º Festival da Tilápia, a 17ª ExpoFeira Agropecuária e a Multifeira 2019. Promovidos pela Prefeitura Municipal de Gaspar, eles têm entradas e visitações gratuitas e formam a grande ExpoGaspar. Com base nas edições anteriores e atrações de peso, a organização espera receber cerca de 25 mil pessoas nos quatro dias de festa.

Estacionamento Solidário

A parceria entre a prefeitura, o Hospital de Gaspar e a Agapa resultou em uma novidade mais que bem-vinda. Neste ano, a organização coloca em prática o ‘Estacionamento Solidário’. Ou seja, toda a verba arrecadada dessa forma será revertida para a unidade de saúde e à ONG. O valor estipulado por veículo é R$10,00.   

Voluntários das duas instituições vão organizar a cobrança do estacionamento. “A Agapa tem experiência com eventos e um grande número de colaboradores. Além de ser uma instituição que também faz um trabalho importante no município. Então, foi uma boa opção para essa parceria”, explica o vice-prefeito e presidente da comissão organizadora da ExpoGaspar, Luis Carlos Spengler Filho.

Moeda

Outra grande novidade diz respeito à moeda utilizada na festa, chamada ‘Pila’.Por esse motivo, todos os itens comercializados na ExpoGaspar serão vendido por valores múltiplos de três. “É uma forma mais racional de operar e deve agilizar o atendimento dos clientes, reduzindo a fila nos caixas. Os visitantes poderão comprar qualquer coisa disponível na festa, sem a necessidade de adquirir um ticket específico por produto”, explica Norberto Mette, diretor de Turismo de Gaspar.

Como funciona: R$1,00 equivale a 3 pila. Então, você troca a quantidade de dinheiro que quiser e utiliza o ‘Pila’ para comprar alimentos e bebidas.

Conscientização ambiental

Mesmo em clima festivo, a conscientização ambiental segue sendo prioridade. Portanto, a ExpoGaspar inova com o uso de copos biodegradáveis, deixando de lado os convencionais descartáveis.

Shows

As apresentações musicais e de dança são as maiores expectativas da comunidade. Para abrir a programação com chave de ouro, a banda Terra Celta, do Paraná, encantou a todos na quinta-feira, dia 4. Nesta sexta-feira, 5 de julho, o Grupo Folclórico Gasparetto promete muita alegria a partir das 19h. Em seguida, Deco Dalponte & Família se apresenta, às 20h30. Para finalizar a noite, Os Fagundes, de Porto Alegre, cantam a partir das 23h.

Há ainda grande espera pelas atrações de sábado, dia 6. A primeira mostra é por conta de Big Band Show, ao meio dia. Já o grupo Karisma toca às 16h30. Posteriormente, a banda gasparense Pirão Catarina sobe ao palco para dar aquele show que todos tanto gostam, às 20h. Mais tarde, tem apresentação do Beatles Abbey Road, de São Paulo; e do Expresso Rural, de Florianópolis, às 21h30 e às 23h30, respectivamente.

A música de qualidade vai embalar a ExpoGaspar também no domingo, 7 de julho. Para começar, a Banda 23º BI de Blumenau apresenta seus maiores sucessos às 11h30. Haverá apresentação da Orquestra Catarinense de Violas, às 13h; Jeferson Renato e Banda, às 14h30; Vintage Cult, às 17h30; e a famosa banda Dazaranha, às 19h30. A programação musical não vai deixar ninguém parado.

Programação infantil

Planejada para atender todos os públicos, a ExpoGaspar não vai deixar a criançada de fora. Exemplo disso, é a animada visita que a Secretaria de Educação está fazendo com os estudantes de todas as escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil do município pela estrutura da festa nessa sexta-feira, dia 5. Além de fornecer o transporte dos pequenos e disponibilizar um horário para cara educandário, a pasta garante que eles tenham contato direto com a tradição e produção rural através das exposições. A diversão não para por aí. Vai ter um parque instalado nas dependências da Arena Multiuso, todos os dias.

O parque vai funcionar durante todos os dias da festa e os ingressos para os brinquedos têm um custo à parte. Na tarde de sábado, dia 6, a partir das 14h, o show infantil Peraltas, de Passo Fundo, vai encantar as crianças. O grupo traz diversos personagens famosos no seu repertório e terá a entrada gratuita.

Realeza

Desenvoltura, simpatia e oratória. Esses foram os critérios utilizados pela banca de juradas que definiu a realeza da próxima edição do evento. A rainha Dehnifer Eduarda da Silva, junto da primeira e segunda princesa, Bárbara Cecília da Silva e Ana Julia Pereira Baron, respectivamente, tem a missão de divulgar a ExpoGaspar 2020. A coroação oficial das jovens acontece no domingo, dia 7 de julho, às 19h.

 

Festival da Tilápia chega a 5ª edição em Gaspar

É claro que a gastronomia gasparense será valorizada durante a ExpoGaspar. Para isso, o 5º Festival da Tilápia garante quatro dias de fartura e comida de qualidade com ingredientes mais que especiais, os peixes cultivados em Gaspar: trutas e tilápias. Ao todo, os visitantes terão 29 opções de pratos. Estão confirmados no evento quatro restaurantes: Schimitt Lazer e Gastronomia; Pesqueiro Santa Maria; Truticultura Bertoldi e Restaurante; e Pesque- Pague Fernandão.

Na oportunidade, além de selecionar o restaurante que mais se identifica, será possível optar por porções ou até pratos mais rebuscados. Entre as delicias servidas estão iscas, pasteizinhos, bolinhos e filés de variados peixes; petiscos de carne bonita; camarão; batata frita; macarronada; polenta; pão com patê, risoto; espetinho e até hambúrgueres. Para acompanhar as refeições, o cardápio de bebidas contempla variados tipos de chope, cerveja sem álcool, refrigerante e água. Os valores variam conforme os itens adquiridos.

Atendimento

É importante ficar atento ao horário de atendimento no Festival da Tilápia. Nesta sexta-feira, 5 de julho, o serviço dos restaurantes ocorre das 18h30 à 1h. No sábado, dia 6, das 11h às 2h. Já no domingo, dia 7, das 11h às 21h.

 

Expofeira valoriza produtores gasparenses

Valorizar o que é produzido na cidade Coração do Vale. Esse é o principal objetivo da Expofeira, que chega a sua 17ª edição em 2019. A mostra conta com cerca de 120 bovinos, 350 aves, 50 equinos e 150 ovinos. Além disso, dezenas de expositores coloraram seus produtos a disposição aos visitantes. Portanto, quem participar do evento vai poder ter contato com a agropecuária, máquinas e implementos.

Para tornar ainda mais completa a Expofeira, haverá palestras na sua programação. Elas vão abordar vários ramos da agricultura e pecuária. Na sexta-feira, 5 de julho, acontecem três palestras. A primeira tem como tema ‘Terneiro Angus Certificado’. A segunda vai tratar sobre o manejo de soja em áreas de arroz irrigado. A terceira comenta a respeito do uso de drones na aplicação de defensivos em insumos químicos na lavoura.

O sábado também será proveitoso nesse sentido. Está prevista uma palestra sobre equinos. "A exposição de equinos cresceu muito na Expofeira. São 50 animais confirmados de diversas raças, e a maioria é da raça Crioula. A palestra terá uma parte teórica e depois uma parte prática, onde ocorrerá a demonstração da raça para os participantes”, conta Henrique Pires, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Aquicultura.

No último dia, domingo, 7, ocorre a premiação com troféus de participação dos expositores. O coordenador do evento e Médico Veterinário Secretaria de Agricultura e Aquicultura, Maurício Pamplona comenta sobre a expectativa. “A Expofeira também quer que o produtor rural de Gaspar possa se tornar mais conhecido, além de trazer novas tecnologias e novidades através das palestras, para assim, também melhorar a nossa produção”.

 

Maior feira multissetorial do Vale Europeu movimenta a cidade

A Multifeira quer estimular o empreendedorismo e as empresas da região. Considerada a maior feira multissetorial do Vale Europeu, acontece nos dias 5, 6 e 7 de julho, com a participação de mais de 50 expositores. O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, fala sobre a oportunidade aos empresários que desejam expandir seus negócios. “A feira tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento e divulgação do que somos, do que a nossa cidade tem para oferecer e ainda estimular o empreendedorismo”, afirma.

O chefe do Executivo também chama a atenção para dados importantes. “Hoje, a Prefeitura de Gaspar oferece qualificação profissional, agilidade nos processos, apoio ao empresário, atração de investimentos e muito mais, gerando Desenvolvimento Econômico e qualidade de vida", explica, tendo em vista que cidade Coração do Vale é a 15ª Economia do Estado.

Para fazer jus aos títulos mencionados, a Multifeira tem mais de 60 expositores. Entre eles, estão empresas dos mais variados ramos. O visitante terá contato com turismo, móveis, eletrodomésticos, alimentação, fotografia, decorações, artigos para casa, serviços de banco, produtos eletrônicos, internet, gráficas, revistas, instituições de ensino, entre outros. Durante o evento, haverá a comercialização de artigos.

Feira de Artesanato

Mensalmente, Gaspar promove a Feira de Artesanato. Porém, desde o ano passado, essa exposição de produtos foi inclusa na programação da ExpoGaspar. Em 2019, haverá 40 expositores com estandes de trabalhos manuais que envolvem a confecção de roupas, objetos e acessórios, além de espaço para a comercialização de alimentos artesanais como bolos, brigadeiros, biscoitos e diversas outras guloseimas.

Neida Beduschi, diretora de Cultura de Gaspar, ressalta que essa é uma excelente oportunidade para os artesãos mostrarem seu trabalho. “A visibilidade para esse setor é essencial, principalmente porque está em alta no Brasil. Temos uma cultura forte do artesanato no município e nada melhor do que usar esses espaços para divulgá-los e, de certa forma, fomentar a economia do município”.

 

Edição 1908

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.