Lista telefônica

Falta de manutenção compromete estruturas antigas de duas pontes em Blumenau - Jornal Cruzeiro do Vale

Falta de manutenção compromete estruturas antigas de duas pontes em Blumenau

16/05/2018
Falta de manutenção compromete estruturas antigas de duas pontes em Blumenau

A Associação de Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale (AEAMVI) alerta pra falta de manutenção em pelo menos duas pontes de Blumenau. O receio é que se nenhuma obra emergencial for feita, a estrutura pode ruir.

As pontes são a Desembargador Pedro Silva, que fica na Rua XV de Novembro, e a outra na Rua Dois de Setembro. A prefeitura diz já ter projeto para as duas reformas das estruturas antigas, mas que aguarda liberação de verba para a execução.

Rua XV de Novembro

O vice-presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale, Evandro Schüler, explica os riscos da estrutura na Rua XV de Novembro, no Centro da cidade.

"A armadura trabalha juntamente com o concreto. Por isso o nome de concreto armado. Os dois trabalham em conjunto. Como aqui já não tem mais o cobrimento das armaduras, as armaduras estão completamente oxidadas, já não está na sua plena função. Pode ruir", disse Schüler.

O secretário de Infraestrutura, Regis da Silva, promete que vai reformar a ponte Desembargador Pedro Silva. O trecho também deve ganhar uma nova ponte.

"Existe um projeto para construir uma ponte imediatamente ao lado dela. Uma ponte nova. Que diminuiria bastante o trânsito de quem entra na Rua XV em direção à Beira-Rio. Nós vamos fazer essa ponte nova e depois a reforma desta ponte já existente", disse Silva.

Rua 2 de Setembro

Na ponte da Rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte, a camada adicional de asfalto não resolve o problema no local.

"Essa estrutura aqui recebe uma carga com muito mais intensidade do que a outra do Centro. Podemos observar que não existe mais a junta elástica entre os vãos da ponte. Então também precisa de um projeto específico para a recuperação deste nó", disse o engenheiro.

"A própria estrutura já está em atrito. É uma estrutura que merece atenção. Hoje nós nos deparamos com estruturas muito mais novas em outras regiões do país que entram em colapso e nós não queremos uma situação dessas para a nossa cidade", complementa Schüler.

A prefeitura afirma que vai reformar a ponte da Rua 2 de Setembro e ainda construir uma segunda ponte ao lado, para que esse trecho possa ser duplicado.

"Depende da aprovação da Caixa. Já tem o projeto. Nós estamos preocupados com isso e vamos encaminhar para a execução da reforma e construção de uma ponte nova. Estamos fazendo todo o esforço de logística para que esse dinheiro seja liberado", disse o secretário de Infraestrutura, Regis da Silva.

 

Fonte: G1 Santa Catarina
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.