Lista telefônica

Fundição Santa Terezinha recebe certificação ISO 9001/2015 - Jornal Cruzeiro do Vale

Fundição Santa Terezinha recebe certificação ISO 9001/2015

09/10/2017
Fundição Santa Terezinha recebe certificação ISO 9001/2015

A Fundição Santa Terezinha antecipou a adequação da empresa nas exigências do mercado e organizou processos para obter a Certificação ISO 9001/2015. Ao todo, foram três dias e meio de avaliações, onde todas as sistemáticas foram auditadas pelo auditor Julian Moser, da Buereau Veritas Certification (BV), verificando a adequação com os requisitos da norma.

Diversos requisitos tiveram de ser cumpridos pela FST para obtenção desta certificação. Além de reconhecimento internacional, a conquista dessa certificação garante manutenção de um alto padrão das atividades, assim como a correção de erros e uma melhor gestão empresarial.

Segundo Carlos Henrique de Almeida, coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade da FST, quem mais ganha com essa certificação é o cliente. Ele explica que os processos de um programa de qualidade possibilitam o crescimento e estimulam o sucesso da empresa, visando excelência na prestação de serviços e também permitem o aperfeiçoamento nos controles internos e a melhor relação com o atendimento.

Durante a auditoria foram evidenciados alguns pontos fortes destacados pelo auditor. Evidenciou-se o forte comprometimento da direção e das lideranças com o Sistema de Qualidade da Empresa; o comprometimento das pessoas para o sucesso e alcance dos objetivos da auditoria; cordialidade, envolvimento, clareza e transparência nas evidências apresentadas; e cumprimento dos procedimentos e instruções por parte dos processos produtivos.

ISSO 9001/2015

É uma norma de gestão que foi criada para determinar padrões de qualidade na gestão de organizações, independentemente do tipo tamanho ou natureza. A ISO 9001/2015 é uma nova e exigente norma internacional, na qual uma instituição precisa atender os mais altos itens e padrões de operação a fim de conquistá-la.

Ao aplicar os requisitos normativos na tomada de decisões do cotidiano da organização, a FST têm sucesso na melhoria contínua da qualidade:   

1-      Maior Organização Interna: as informações passam a fluir de um setor para outro ordenadamente. Os problemas que travam a organização passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados.

2-      Melhor Desempenho do Negócio: ajuda os gestores a elevar o desempenho da organização, tanto internamente como perante os concorrentes. As atividades chave da organização passam a ser monitoradas e os resultados aparecem em curto, médio e longo prazo.

3-      Melhor Desempenho Comercial: a certificação ISO 9001/2015 aliada ao marketing alavanca a reputação da marca, pois demonstra que a organização é comprometida com padrões internacionais reconhecidos e com a melhoria contínua.

4-      Economia e Redução do Desperdício: com o gerenciamento de materiais, a eficácia da produção pode ser destacada, trazendo benefícios financeiros. Com o controle das não conformidades a organização reduz o retrabalho.

5-      Aumenta a Satisfação dos Clientes: a norma ISO 9001/2015 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Com isso a organização melhora o desempenho perante os clientes.

6-      Maior Controle do Negócio pela Direção: a norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas.

 

Edição 1822

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.