Lista telefônica

Gaspar extingue cantinas nas escolas municipais - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar extingue cantinas nas escolas municipais

16/03/2018
Gaspar extingue cantinas nas escolas municipais

A hora do lanche passou a ser diferente nas escolas municipais de Gaspar, isso porque, desde o dia 8 de fevereiro, a prefeitura acatou uma recomendação do Ministério Público que pede que as escolas municipais da cidade não tenham mais cantinas. De acordo com a normativa publicada no Diário Oficial dos Municípios, o objetivo da mudança é promover hábitos alimentares mais saudáveis e reduzir a incidência de sobrepeso e obesidade nos alunos da Rede Municipal.

A secretária de Educação, Zilma Benevenutti, explica que desde o início da gestão do prefeito Kleber Wan-Dall a equipe da Semed iniciou um trabalho gradual de conversa com as escolas para, aos poucos, ir removendo as cantinas dos colégios. Por conta do trabalho ter sido feito aos pouco, ela afirma que não houve impacto para os estudantes, já que a quantidade de lanches vendidos por dia em cada cantina era baixa, cerca de 40.

Além disso, o município tem duas nutricionistas que cuidam do cardápio da merenda das 15 escolas municipais da cidade. “A merenda oferecida pelo município segue os padrões do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Também procuramos utilizar alimentos da nossa região e até priorizar a agricultura familiar”, destaca.

 

Saúde dos estudantes

 

De acordo com dados repassados pela prefeitura de Gaspar, dos 7.800 alunos da educação infantil e fundamental que o município atende, 36% estão na linha do sobrepeso ou obesidade. Para a Semed, a retirada das cantinas, além de promover mais saúde na alimentação, coloca todos os estudantes em situação de igualdade, já que nem todos tinham condições de comprar os lanches.

 

Edição:1842

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.