Gaspar fabrica a segunda melhor cachaça do Brasil - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar fabrica a segunda melhor cachaça do Brasil

16/07/2017

Gaspar tem a segunda melhor cachaça artesanal envelhecida em barril de carvalho francês do Brasil. O título foi dado à Moendão Cachaçaria durante a Expo Cachaça - A vitrine mundial da cachaça, que aconteceu em Belo Horizonte no mês de junho. Eles somaram 278 rótulos diferentes e foram avaliados em uma degustação às cegas. 

Participaram da feira produtores de cachaça artesanal de todo o Brasil. Eles somaram 278 rótulos diferentes e foram avaliados em uma degustação às cegas. Entre todas as premiações, Santa Catarina foi o estado que mais recebeu reconhecimento pela qualidade da sua cachaça.

A participação da Moendão Cachaçaria na feira se deu através da Associação de Produtores de Cachaça de Aguardente de Qualidade. Com 29 anos de história, a Acapacq foi reativada há dois anos e a cerca de um ano a Moendão tem seu nome associado a ela. “Nossa participação na feira foi um marco para a associação. Ela gerou uma visibilidade muito grande para a cachaça produzida em Santa Catarina. Com certeza, vamos participar de outros eventos do setor”, disse o presidente da Acapacq, Leandro Batista Melo Silveira.

Para o proprietário do Moendão, Carlos Rogério Schmitt, este reconhecimento enche de orgulho toda a família. “A produção da cachaça está na família Schmitt há mais de 120 anos. Começou com meus avós, passou para meu pai e agora, com muito orgulho, eu sigo mantendo a tradição da produção de cachaça no bairro Poço Grande”.

Reconhecimento

Na terça-feira, 12 de julho, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina homenageou todos os produtores de cachaça do estado. O reconhecimento veio através de uma solicitação do presidente da assembleia, deputado Silvio Dreveck. “Deixo registrado o reconhecimento do nosso estado aos produtores de cachaça. A premiação na Expo Cachaça é uma conquista de toda Santa Catarina”, disse.

O deputado Maurício Scudilac aproveitou a homenagem para reafirmar a necessidade de investimento neste setor por parte do estado. “Hoje a cachaça artesanal é um produto nobre para se presentear. Temos muito espaço para produzi-la em Santa Catarina. O estado precisa investir neste segmento”.

Outra premiação

Esta não foi a primeira vez que a Moendão Cachaçaria teve seu produto reconhecido. Em novembro de 2016, a premiação veio através da participação do Festival Cultural da Cachaça, que aconteceu em Criciúma. Novamente em uma degustação às cegas, Moendão recebeu o título de melhor cachaça branca prata. 

 

 

 

 

 

História

A Moendão Cachaçaria está vinculada à família Schmitt por gerações e é conhecida hoje em toda a região pela qualidade em produzir cachaça artesanal. Sua história teve início nos anos 1890, onde se vivia em uma época em que o único meio de sobrevivência das famílias era através da criação de animais, plantação de milho, batata doce, feijão e a tão preciosa cana de açúcar.

Naquele tempo, a renda da família vinha somente da venda ou troca dos produtos cultivado. Assim, Pedro Schmitt Junior, vendo que sua plantação de cana de açúcar era em grande escala e precisava aumentar sua renda, decidiu criar seu próprio negócio e montou um alambique para produzir cachaça. A venda foi um grande sucesso e superou suas expectativas. Com grande entusiasmo, Pedrinho Schmitt decidiu se especializar e se aprofundar na cachaça de produção artesanal.

A produção da cachaça artesanal passou para o filho de Pedrinho Schmitt, Juca Schmitt, que também passou a vontade de produzir a bebida para seu filho, Carlos Rogério Schmitt, o Calinho.

A Moendão Cachaçaria foi fundada em 1988 e vem crescendo devido a todo o reconhecimento da qualidade e tradição da família. Seus 11 tipos de cachaça são de frutas, branca e envelhecidas em barris de carvalho.

 

Bootstrap Slider

 

Edição 1809

Comentários

Andriolli, Antonio
17/07/2017 14:11
HIC! Saudações de Infantaria !!!!!!
Parabéns SCHMITT !!! Desde quando apreciei pela 1ª vez a cachaça por vcs produzida (1980) eu já percebi que o produto era "de patrão"!!!
Hic...
Danilo s.d.de camargo
17/07/2017 11:19
Parabens, sou apreciador dessa bebida simples e saborosa. Sou paraense casado com neta dessa família (Opa Aloisio Spengler com a
Omã
Schimit), moradora do Poço Grande.
Miguel José Teixeira
16/07/2017 12:57
Senhores,

Após tomar "uma" para bebemorar o título de 2ª Melhor Cachaça do Brasil, fiquei à refletir:
Se:
a Cachaça é um produto genuinamente brasileiro reconhecido no mundo inteiro. . .
Então:
por analogia, podemos afirmar: a "Moendão" é a 2ª Melhor Cachaça do Mundo!!!

Saúde!
Miguel José Teixeira
15/07/2017 09:42
Parabéns, Calinho e SAÚDE! Pois sucesso você já o faz!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.