Home office: organização do trabalho em tempos de pandemia - Jornal Cruzeiro do Vale

Home office: organização do trabalho em tempos de pandemia

27/03/2020
Home office: organização do trabalho em tempos de pandemia

As relações de trabalho também sofreram mudanças com a pandemia do novo coronavírus. Com o decreto que prorroga por mais uma semana a quarentena, muitas empresas liberaram seus funcionários para cumprirem suas funções em casa. Mas se o chamado ‘home office’ é uma completa novidade para você, saiba que é possível se adequar à estratégia e sustentar o mesmo rendimento de antes, quando tudo era feito no escritório.

Entenda que as regras impostas pela firma devem continuar sendo seguidas, dentro de suas limitações. Ou seja, independentemente da sua área de atuação, cumpra o expediente, em primeiro lugar. Serve para todos também a importância de se manter o diálogo com o empregador, pois vivenciamos um problema na saúde global e, alguns serviços serão dificultados pela falta de estrutura em casa.

Se você tem o privilégio de possuir espaço e equipamentos propícios no conforto de seu lar, ótimo. Se não, tente organizar uma escrivaninha antiga ou até mesmo um balcão. Em últimos casos, separe um canto na mesma de jantar. O importante é ter um local para colocar seu computador e demais acessórios de trabalho. Além disso, deixe de lado o pijama e evite procrastinar. Manter a calma e seus limites também é uma boa dica a quem teme não dar conta da nova rotina.


Maneira de sentar e exercícios físicos ajudam a promover o bem-estar

De acordo com a fisioterapeuta Gisele Soares, é errado sentar de qualquer jeito ou fazer uso do computador deitado no quarto e no sofá. “O ideal é sentar em uma cadeira, distribuindo o peso do corpo, mantendo a coluna ereta, pernas afastadas e respeitando a largura do quadril. Os pés apoiados no chão, joelhos e quadris formando ângulos de 90º, ombros para trás e ajustar a altura do monitor: o correto é que o centro da tela fique na linha dos olhos”.

Diante da quarentena, manter e adaptar exercícios físicos para serem feitos em casa podem ajudar a promover o bem-estar físico e mental. Conforme destaca a profissional, a prática de atividade física regular pode prevenir muitas doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes, câncer, além de melhorar o humor e a autoestima, diminuindo as chances de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Segundo Gisele Soares, exercícios de alongamentos podem ajudar na postura e dores musculares. Os de fortalecimento também são importantes e podem ser feitos com o peso do próprio corpo; e os respiratórios e a meditação controlam a ansiedade e o estresse. Já as atividades aeróbicas como dançar, pular corda e polichinelos ajudam e ainda entretêm toda família.

A fisioterapeuta ainda chama a atenção sobre a postura ao realizar os exercícios. “Mantenha os músculos do abdômen contraídos. Tenha consciência corporal, use roupas e calçados adequados, controle a respiração e não esqueça de se hidratar, ingerindo bastante água diariamente.

 

Edição 1944

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.