Lixo acumulado no Gasparinho - Jornal Cruzeiro do Vale

Lixo acumulado no Gasparinho

27/03/2009

4MD.jpgOs sacos de lixo acumulados em frente às casas e estabelecimentos comerciais dão uma aparência de abandono à principal rua do bairro Gasparinho.

Por toda a extensão da Frei Solano, e em suas transversais, é possível observar o acúmulo de lixo, que vem causando problemas aos moradores, que sofrem com o mau cheiro e com os insetos e bichos atraídos pelos restos de alimentos.

Segundo os moradores, durante toda a semana o caminhão do lixo não passou pelas ruas do bairro. "O caminhão passa toda segunda, quarta e sexta-feira. Desde a sexta-feira da semana passada que o caminhão não passa em nossa rua, e acredito que também não passou no restante do bairro", conta Ida Nicoletti, moradora da rua Alberto Schramm.

Zenilda Maurício Vizentainer tem um comércio na rua Frei Solano e revela que durante toda a semana ouviu de vários clientes a reclamação da falta do serviço no bairro. "A maioria das pessoas reclama por causa da aparência da rua, que fica cheia de lixo por todos os cantos. Fica uma aparência feia na rua, parece que está abandonada".

Segundo o morador Luis Carlos de Oliveira, não houve nenhum comunicado aos moradores, informando a falta do serviço. "Não sabemos o porquê da paralisação na coleta. Nosso lixo está sendo colocado na rua e ali ele fica", reclama o morador, que entrou em contato com o Samusa, autarquia responsável pelo serviço, mas não obteve nenhuma explicação e nem previsão de quando o serviço será retomado.

Ana Lucia Gonçalves também entrou em contato com o Samusa para saber o motivo que levou a empresa de coleta a paralisar o serviço no Gasparinho.

A jovem trabalha em uma empresa do bairro e também reclama do acúmulo do lixo em todas as ruas. "O lixo está armazenado em frente às ruas e casas e fica muito feio, além de incomodar a passagem das pessoas", opina.


Samusa
O diretor do Samusa, Lovídio Bertoldi, explica que a autarquia já entrou em contato com a empresa Recicle, que é a responsável pelo serviço de coleta do lixo orgânico na cidade.

A empresa foi notificada e se comprometeu a normalizar o serviço até domingo. "Caso a coleta não seja retomada, teremos que multar a empresa", destaca Lovídio.


Coleta volta ao normal no domingo
O gerente Operacional da empresa Recicle, Leoni Ceron, garante que a coleta do lixo será normalizada até domingo. "Montamos uma equipe especial para fazer este trabalho", afirma.

Segundo Leoni, os problemas na coleta no bairro Gasparinho ocorreram em função de um redimensionamento que a empresa está fazendo no sistema de coleta em Gaspar. Além do Gasparinho, os bairros Santa Terezinha e Sete de Setembro também estão com o serviço de coleta prejudicado. "Vamos redimensionar algumas rotas para melhor atender a comunidade. Onde o caminhão passava uma vez, pretendemos passar duas, e assim também com as localidades onde antes ele passava duas vezes, pretendemos aumentar para três. Mas ainda estamos elaborando estas rotas", explica. A nova rota da coleta de lixo deverá ser finalizada e divulgada para toda a comunidade na próxima semana.

5MD.jpg
Lixo se acumula na entrada da rua Pedro Anselmo Sansão

6MD.jpg
Em frente ao Posto de Saúde do Gasparinho também há muito lixo

7MD.jpg
Na rua Alberto Schramm, o lixo se espalha em frente às casas

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.