Mesmo com sol, comunidade deve permanecer alerta - Jornal Cruzeiro do Vale

Mesmo com sol, comunidade deve permanecer alerta

04/08/2009

Céu parcialmente nublado e com predomínio do sol durante o dia. Apesar de a previsão do tempo para esta terça-feira ser animadora para a comunidade, principalmente àqueles que residem próximos a áreas de risco, a recomendação da Defesa Civil é para que os moradores estejam alerta devido à instabilidade do solo.
Durante todo o final de semana, a região do Vale do Itajaí recebeu fortes pancadas de chuva e relembrou a tragédia de novembro do ano passado. O grande volume de água que caiu na cidade provocou alagamentos em diferentes pontos do município e deixou os departamentos de Defesa Civil de Gaspar e Ilhota em alerta. No sábado, 1º de agosto, o município vizinho voltou a declarar Estado de Emergência.
A responsável pelo departamento em Gaspar, Mari Inês Testoni, revela que houve deslizamentos em alguns bairros, mas que nenhuma residência foi afetada. "Os maiores problemas foram registrados no Arraial e no Belchior. Apesar do sol que desta segunda-feira, é importante que todos estejam alertas, pois o solo ainda está encharcado", explica.
Na manhã de ontem, segunda-feira, o diretor de Defesa Civil de Ilhota, Paulo Drunn, percorreu os bairros da cidade para diagnosticar a situação. "lalalal"
Em Gaspar, a única rua que precisou ser interditada foi o prolongamento da Silvano Cândido da Silva Sênior, que começa em Blumenau, onde houve deslizamento de terra.

Tempo
De acordo com informações da Epagri/Ciram, nesta terça-feira o sol predomina em todo o estado, acompanhado de temperaturas baixas o suficiente para formação de geada isolada, no Planalto Sul. Na quarta-feira, a tendência é de tempo estável, que deve persistir até o dia 6. Há indicativos de retorno das chuvas a partir do dia 7, primeiramente nas regiões divisas com o Rio Grande do Sul e se estendendo para as demais, até o dia 10.  

Aulas
A Secretaria de Educação de Ilhota adiou o início das aulas na Escola Municipal Pedro Teixera de Melo, no Alto Baú, e na E.M. Alberto Schmitt, no Baú Central. O retorno dos estudantes acontece na quinta-feira, 6. As atividades retornariam no dia 03, segunda-feira, porém as estradas não apresentam condições seguras para a circulação dos ônibus que realizam o transporte dos alunos.

Abrigos
Três abrigos foram colocados à disposição para receber possíveis desalojados. São eles a Moradia Provisória, na Comunidade Bom Jesus; Salão da Igreja, no Belchior Alto; e Salão Santa Catarina, no Belchior Baixo. Os veículos do Samusa, Secretaria de Obras e Ditran serão disponibilizados para a comunidade caso seja necessário evacuar alguma área da cidade.
Em caso de emergência, a comunidade pode entrar em contato com as autoridades através dos telefones abaixo:

Defesa Civil - Mari Inês Testoni: 9994-7691
Abrigos - Ednei de Souza: 9652-9643
Obras - Joel Reinert: 9177-4099
Logística - Emerson Andrade: 8431-6020
Gabinete - Doraci Vanz: 9103-8213

___________________________________________________

Dez famílias que estavam isoladas no Baú foram resgatadas



Na manhã sábado, 1, dez famílias que estavam isoladas na região do morro do Baú, em Ilhota, foram retiradas pelos bombeiros voluntários do município. Em Blumenau, seis famílias foram retiradas de áreas de risco. Todas estão em casas de parentes ou amigos. De acordo com informações da Defesa Civil do Estado, os deslizamentos e escorregamentos ocorreram em Ilhota, Blumenau, Brusque e Luis Alves.
De acordo com a Defesa Civil de Blumenau, o nível do rio Itajaí-açu está 4,75 metros acima do nível normal, sendo que na região choveu em 24 horas o equivalente a um mês. Devido ao aumento do nível do rio, a balsa que liga o centro ao interior de Ilhota não pode navegar.
Em Brusque e Luis Alves, os deslizamentos ocorreram distantes de áreas habitadas, sem risco à populaçao. Em Gaspar, duas ruas foram interditadas por queda de barreira. A Defesa Civil municipal está monitorando as áreas de risco.
O diretor estadual da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, ressalta que os deslizamentos e escorregamentos na região do Vale estão ocorrendo nas áreas já afetadas pelas chuvas de novembro do ano passado.
Segundo informações do Epagri/Ciram, neste sábado, o tempo continua instável com chuva no início e final do dia do Oeste ao Planalto Sul. No Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, a chuva ocorre de forma mais persistente e volumosa em especial na faixa leste de Santa Catarina. A Epagri/Ciram ainda alerta para descargas elétricas e rajadas de vento momentâneas, na madrugada e início da manhã.
Amanhça, domingo, uma frente fria formada no sul do Brasil se desloca por Santa Catarina, mantendo as condições de chuva com descargas elétricas, sendo que os maiores acumulados devem ocorrer entre o Planalto e o Litoral catarinense, pois o tempo começa a dar sinal de melhorias a partir da tarde de domingo no Oeste do estado.

______________________________________

Três abrigos são colocados à disposição

Uma equipe da Prefeitura de Gaspar se reuniu na manhã de hoje, sábado, para traçar ações imediatas caso seja confirmada a previsão de mau tempo para todo o final de semana.
Três abrigos foram colocados à disposição para receber possíveis desalojados. São eles a Moradia Provisória, na Comunidade Bom Jesus; Salão da Igreja, no Belchior Alto; e Salão Santa Catarina, no Belchior Baixo.
Os veículos do Samusa, Secretaria de Obras e Ditran serão disponibilizados para a comunidade caso seja necessário evacuar alguma área da cidade.
A diretora da Defesa Civil, Mari Inês Testoni, acompanhada pelo prefeito Celso Zuchi visita as localidades que possam apresentar situação de risco. Até o momento foram registrados apenas alguns pontos de alagamentos. A única rua interditada no município é o prolongamento da Rua Silvano Cândido da Silva Sênior, que começa em Blumenau, onde houve deslizamento de terra.

Emergências
Em caso de emergência, a comunidade pode entrar em contato com as autoridades através dos telefones:

Defesa Civil - Mari Inês Testoni: 9994-7691
Abrigos - Ednei de Souza: 9652-9643
Obras - Joel Reinert: 9177-4099
Logística - Emerson Andrade: 8431-6020
Gabinete - Doraci Vanz: 9103-8213
Imprensa - Elizabeth Thomé: 9997-9384

Abrigos
Moradia Provisória na Comunidade Bom Jesus
Salão da Igreja Belchior Alto
Salão da Igreja Santa Catarina no Belchior Baixo

______________________________________

Ilhota declara Estado de Emergência

O município de Ilhota voltou a declarar Estado de Emergência na manhã de hoje, sábado, devido as fortes chuvas que caíram nos últimos dias. A região do Baú é a mais afetada. Foram registrados pequenos deslizamentos em áreas que já apresentavam instabilidade em decorrência da tragédia de novembro. A Defesa Civil da cidade está na localidade orientando os moradores e avaliando situações que possam apresentar risco.
De acordo com Paulo Drun, presidente da Defesa Civil de Ilhota, 10 famílias deixaram suas casas por precaução. "Até o momento todas as ações que realizamos são preventivas. Estamos circulando desde sexta-feira por todas as localidades do Baú para acompanhar todas as situações e orientar a população", revela Drun. "A situação está sob controle", afirma.

Aulas
A Secretaria de Educação de Ilhota adiou o início das aulas na Escola Municipal Pedro Teixera de Melo, no Alto Baú, e na E.M. Alberto Schmitt, no Baú Central. O retorno dos estudantes acontece na quinta-feira, 6. As atividades retornariam no dia 03 - segunda-feira, porém as estradas não apresentam condições seguras para a circulação dos ônibus que realizam o transporte dos alunos.
Todas as outras escolas e creches seguem com o calendário escolar normalmente.
Neste momento a equipe da Defesa Civil de Ilhota está percorrendo todas as ruas do complexo do Baú. À tarde será divulgado um novo relatório sobre as condições da região com mais informações.

_____________________________________________

Em Gaspar 

As fortes chuvas já castigam fortemente o município de Gaspar. Às 11h deste sábado, 1º de agosto, o rio Itajaí-Açu estava 5,10 metros acima de seu nível normal e a previsão é de que a marca continue aumentando. Com oito metros acima do nível normal, as águas devem atingir ruas de Gaspar.
Apesar das pequenas tréguas durante o dia, a previsão é de muita chuva até domingo. A Defesa Civil de Gaspar está em alerta e monitorando áreas de risco do município. Muitas ruas ficaram alagadas devido ao excesso de chuva.

 1MD.jpg

Trecho da rua Artur Poffo, no Bom Jesus, foi tomado pelas águas do excesso de chuva. Cavaleiro se aventura na travessia.

 2MD.jpg

Trator está rodeado de água nas arrozeiras do bairro Bom Jesus.

3MD.jpg

Riberão transborda e ameaça invadir residências.

4MD.jpg

Ruia Frei Solano é tomada pelas águas.

5MD.jpg

Rua Maria da Silva, no Coloninha, volta a sofrer alagamentos.

7MD.jpg

Água ameaça invadir rua Rodolfo Vieira Pamplona.

8MD.jpg

 Muita lama e barro nas prioncipais ruas do inetior de Gaspar.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.