Música de Gaspar para a França - Jornal Cruzeiro do Vale

Música de Gaspar para a França

03/07/2009

25MD.jpgA música sempre fez parte da vida de Leandro Gaertner, 31 anos. Neto de Egon Bohn, que por muitos anos foi maestro do Coro Misto Santa Cecília e da Banda São Pedro, Leandro começou a estudar iniciação musical e flauta doce aos sete anos de idade, em casa, com a ajuda da mãe e da avó, Claudette Bohn.
Os estudos saíram das quatro paredes de sua casa para a Universidade, onde o jovem se formou em música, fez especialização, mestrado e nas próximas semanas viaja para a França, onde fará doutorado em música pela Universidade de Paris 4 - Sorbonne.
O sonho de fazer doutorado na capital francesa era antigo. "Estava há mais de um ano tentando esta vaga e agora meu projeto foi aceito. Devo ficar fora pelo período de um ano. Estou com grandes expectativas", conta o jovem, que fez um projeto sobre música brasileira com enfoque em choro.
Hoje a especialidade do músico é flauta transversal, instrumento que domina e conhece como ninguém. "Escolhi a flauta transversal, pois gosto muito de música sinfônica, de música brasileira, como chorinho, e do estilo barroco e este instrumento se adapta a todos estes estilos", revela.

Influencia
O avô, a avô e o tio avô materno, João Batista Bohn, foram as grandes influencias na vida de Leandro e incentivaram o jovem a escolher a música como profissão. Apesar de toda a influencia e de ter crescido no meio musical, Leandro teve dúvidas na hora de escolher qual graduação seguir. "Gostava muito de escrever então cheguei a pensar em jornalismo, mas na hora de decidir vi que gostava muito de música e decidi por esta profissão. Hoje não me vejo sendo outra coisa além de músico. Ainda gosto de escrever. Tenho um blog onde posso me expressar e também escrevo muito para as dissertações", destaca.
Apesar de não ser uma profissão muito divulgada, Leandro recomenda a todos que gostam de música que sigam carreira. "Temos muitas opções de atuação no mercado. O importante é gostar do que está fazendo e se especializar, assim como nas demais profissões", comenta. O músico recomenda: o importante é estudar em uma boa escola, como a Escola de Iniciação Musical de Gaspar ou do Teatro Carlos Gomes.

Comentários

Sofia Gaertner
09/07/2009 13:39
Com certeza toda a família se orgulha sim!!!!

Todo esse caminho difícil até chegar onde ele está, é puro merecimento de seus estudos, de seu caráter e de sua dedicação...

Parabéns Ando!!!! Boa sorte no doutorado!!

Que Deus ilumine sempre o teu caminho....

Bjos
Celine
03/07/2009 21:30
Chegar neste patamar de graduação não é fácil para nenhuma área de atuação mas, na música, é particularmente difícil. A falta de boas escolas básicas de música como também de faculdades especializadas tornam o caminho do estudante muito oneroso e árduo. O que o Leandro conseguiu é realmente um grande feito. O mérito dele é ser organizado, diciplinado, percistente e principalmente, gostar muito do que faz.
Respondendo a Arlete...Sim, nós estamos explodindo de orgulho. Valeu LÊ.
ARLETE TRENTINI DOS SANTOS
03/07/2009 09:53
PARABÉNS LEANDRO.
É BOM SABER QUE SEU SONHO SE TORNOU REALIDADE.
É UMA CONQUISTA MERECIDA.
SE ISTO É MOTIVO DE ORGULHO PARA NÓS GASPARENSES,IMAGINO O QUANTO FELÍZ ESTÁ TODA SUA FAMÍLIA QUE VIVE A MUSICA HÁ MUITAS GERAÇÕES.
QUE DEUS O ABENÇOE.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.