Novo Fórum de Gaspar será inaugurado na segunda-feira - Jornal Cruzeiro do Vale

Novo Fórum de Gaspar será inaugurado na segunda-feira

24/06/2017
Novo Fórum de Gaspar será inaugurado na segunda-feira

A noite da próxima segunda-feira, 26 de junho, será especial para Gaspar. Isso porque às 18h acontece a esperada inauguração do novo Fórum da Comarca de Gaspar. Após mais de três anos de obras, a cidade ganha uma ampla e moderna estrutura para que os trabalhos do poder judiciário sejam executados com mais facilidade.

O ex deputado estadual Álvaro Correia é uma das pessoas que esteve à frente da construção do novo Fórum de Gaspar. Muito antes do início das obras, ele já lutava pela ampliação do espaço de trabalho do judiciário. Confira a seguir seu mais recente artigo, onde ele fala de todas as etapas de construção do novo Fórum:

Justiça de Gaspar de casa nova

Por Álvaro Correia

Depois de muita luta e um bom tempo de espera, a justiça de Gaspar vai poder funcionar num prédio novo, amplo e moderno. A inauguração do prédio, que tem espaço para a instalação de sete varas e conta com 3 elevadores, será às 18h de segunda-feira, em solenidade que contará com a presença do desembargador José Antonio Torres Marques, presidente do Tribunal de Justiça, e outras altas autoridades. O Fórum será inaugurado segunda e já na terça estará em pleno funcionamento, quando será aberto ao público.

Nota dez para os presidentes

Quando Gaspar e sua população vibra e se entusiasma com a inauguração do novo prédio do Fórum, não se pode esquecer que isso só foi possível graças a ação e firmeza de atitudes de quatro presidentes do Tribunal de Justiça, que nesses últimos cinco anos responderam pelo comando do TJ SC. O primeiro deles foi o desembargador José Trindade dos Santos, que no final de 2010 recebeu no Tribunal a primeira Comissão de autoridades e lideranças de Gaspar e Ilhota que fizeram exposição e lhe entregaram relatórios sobre os graves problemas que vivia a comarca gasparense que acumulava 37 mil processos represados. Impressionado com a gravidade dos problemas que lhe foram relatados e decidido a atacá-los, o presidente José Trindade baixou ato, no dia 25 de janeiro de 2011, com 12 itens relacionados a solução dos problemas da Comarca de Gaspar. No mesmo instante, todos os setores do Tribunal foram acionados e passaram a agir. O primeiro item do documento baixado dizia respeito ao projeto do novo Fórum da Comarca de Gaspar, autorizando o setor competente a receber o imóvel ofertado pela Prefeitura e a contratação da empresa construtora.

Com os principais problemas do Fórum de Gaspar encaminhados e resolvidos, o Desembargador Trindade chegou ao fim do seu mandato, entregando o cargo no inicio de 2012 para o seu colega Claudio Barreto Dutra, que presidiu o Tribunal até o final de 2014, quando assumiu o novo presidente Des. Nelson Schaefer Martins. Tanto Claudio Barreto como Nelson Martins deram continuidade aos programas de recuperação dos serviços forenses da Comarca de Gaspar. O Desembargador Nelson Schaefer Martins instalou a 4ª Vara da Comarca gasparense, a qual havia sido criada oficialmente em 2002. A Comissão Pró-Fórum de Gaspar esteve sempre atenta e acompanhou de perto todas as providencias em andamento relacionadas a solução dos problemas do Fórum e especialmente quanto a construção do novo prédio.

Os desembargadores presidentes foram visitados pela comissão, que fizeram relatos e entregaram documentos com números e dados da Comarca. Graças a isso, em nenhum momento a construção do novo prédio, orçado em 19 milhões de reais, sofreu solução de continuidade, sendo entregue dentro do prazo. A honra de inaugurar a imponente obra e de entregá-la aos munícipes jurisdicionados de Gaspar e Ilhota caberá ao Desembargador José Antonio Torres Marques, que em 2016 assumiu a presidência do Tribunal de Justiça. Tão logo assumiu, recebeu em seu gabinete a Comissão Pró-Fórum de Gaspar, desta vez integrada pelo agora ex-prefeito Celso Zuchi e sua vice, Mariluci Deschamps.

Entusiasmado com a obra, mostrou-se interessado em concluí-la para que o Fórum de Gaspar passe a viver uma nova fase e a população jurisdicionada melhor atendida. Garantiu a Comissão que por parte da presidência do Tribunal todas as providências seriam tomadas para abreviar a inauguração e o funcionamento do novo prédio. E é o que vai acontecer segunda-feira, quando virá a Gaspar para inaugurar o novo e imponente prédio de 7 mil metros quadrados. Ao citarmos os nomes dos desembargadores que, por força dos seus mandatos tiveram participação na solução dos problemas e na construção do novo prédio do Fórum de Gaspar, é apenas para fazer justiça a quem realmente merece. Esses quatro desembargadores são dignos do reconhecimento, gratidão e aplausos da população gasparense, pois foram decisivos para que o Fórum de Gaspar ganhasse esse magnífico e suntuoso prédio.

Adilson doou o terreno

O novo prédio do Fórum de Gaspar foi construído num terreno de 2.825,04 m2. da Prefeitura Municipal, localizado no loteamento Condomínio Centro Cívico, no bairro 7 de setembro. O terreno avaliado em 2008, em R$285, 500,00 foi doado ao Tribunal de Justiça pelo ex-prefeito Adilson Luís Schmitt, através da Lei no. 3.014, de 18 de junho de 2008, aprovada pela Câmara de Vereadores.

Procuradores ocuparão o prédio antigo

Com a transferência das atividades do Fórum para o novo prédio, ficou vaga a antiga sede que por mais de trinta anos abrigou os trabalhos forenses de Gaspar. Por isso, perguntas são feitas a toda hora; o que será feito do antigo prédio? A resposta já a temos.

O antigo prédio vai ser ocupado pelos procuradores que atuam no município e que também não contavam com ambientes nada confortáveis para desenvolver as suas atividades que também não são poucas. Agora todo aquele espaço será só deles, o que certamente vai facilitar os seus trabalhos. E para isso deverão fazer algumas modificações que atenda melhor as suas atividades.

Patrono continua o mesmo

O patrono do novo prédio do Fórum a ser inaugurado segunda-feira próxima não vai mudar de nome. Vai continuar sendo Belisário José Nogueira Ramos, nome que constou da inauguração do antigo prédio. Belisário Ramos era natural de Brusque e foi nomeado desembargador em abril de 1970. Já aposentado, faleceu em 13 de outubro de 1987, em Florianópolis.

 

Edição 1806

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.