Lista telefônica

Novo secretário de Assistência Social assume com muitos planos - Jornal Cruzeiro do Vale

Novo secretário de Assistência Social assume com muitos planos

08/08/2018
Novo secretário de Assistência Social assume com muitos planos

Casa de acolhimento temporário, cursos profissionalizantes para jovens e adultos de baixa renda, plantão 24 horas e reestruturação de abrigos. Esses são alguns dos tópicos que constam no planejamento de Santiago Martin Navia. Ele foi empossado novo secretário de Assistência Social de Gaspar na noite de terça-feira, dia 7 de agosto, e assume a pasta com o objetivo de dar mais atenção à abordagem social na cidade.

De acordo com o profissional, uma das primeiras medidas estabelecidas em sua gestão vai ser a do serviço de atendimento. “Nós já atendemos certa demanda em horário comercial, pessoalmente, na sede da secretaria. Também fazemos, neste período, busca ativa na cidade para atender a população que necessita. E, em breve, vamos disponibilizar um número de celular que poderá ser acionado 24 horas”, afirma Santiago, explicando que um servidor comissionado vai se responsabilizar pelo atendimento após o expediente.

Outro ponto que vai receber a atenção do secretário é a passagem de andarilhos por Gaspar. “Costumamos dizer que nossa cidade serve como um corredor para pessoas nesta situação que vêm de municípios vizinhos. Minha equipe está atenta e encaminha os andarilhos às comunidades terapêuticas. O objetivo agora é essa ressocialização. Vamos facilitar a inclusão deles no mercado de trabalho e tentar fazer com que cada um retorne para suas famílias, quando possível”. Atualmente, a secretaria contabiliza dez andarilhos fixos em Gaspar.

Ainda nesse sentido, Santigo se diz preocupado com a saúde e bem-estar dos moradores de rua. “Até o fim do ano, pretendo abrir uma casa de acolhimento temporário para receber essas pessoas. O espaço vai servir para tomar banho, se alimentar, dormir e, quando necessário, prestar algum encaminhamento referente à saúde. Acredito que, dessa forma, a gente obtenha resultados positivos”.

Ele cita ainda que os abrigos gasparenses também estão em pauta. “Atualmente, contamos com uma Defesa Civil muito atuante. Na minha gestão, quero me aproximar do preparo dos nossos abrigos para oferecer o melhor em casos de desastres naturais”. Por fim, Santiago enfatiza que é necessário investir em atividades saudáveis para os jovens. “É comum vermos jovens passando o dia todo sentados na praça e escadaria da igreja, por exemplo. Está na hora de ofertar atrativos que agreguem no futuro deles e evitem que os mesmos tentam contato com drogas ou crime”, conta.

A mudança

A mudança no comando da secretaria de Assistência Social foi anunciada oficialmente na manhã de segunda-feira, dia 6 de agosto. Santiago, que desempenhava a função de assessor administrativo, assume a pasta no lugar de Ernesto Hostin, que deixa a função para cuidar da sua saúde. “Neste um ano e sete meses, sempre fui o primeiro a chegar na secretaria e, na maioria das vezes, o último a sair. Trabalhei muito. Mas passei por momentos difíceis e me afasto da secretaria a pedido da minha família. Este é um cargo que exige muito. Assumi a função com muita responsabilidade e deixo com a sensação de dever cumprido”, afirma Ernesto.

Sobre Santiago

Santiago Martin Navia trabalha com movimentos sociais há 23 anos. É servidor municipal efetivo há uma década e possui ampla experiência na área. Já atuou como Agente Social na cidade de Balneário Camboriú e Educador Social em Gaspar. Formado em Ciência Política, possui ainda duas pós-graduações: uma em Gestão de Segurança Pública e outra em Serviço Social. Além disso, é mestre em Gestão de Políticas Públicas.

Bootstrap Slider

 

 

Edição 1863
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.