Páscoa vira fonte de renda - Jornal Cruzeiro do Vale

Páscoa vira fonte de renda

06/03/2009

12MD.jpgA Páscoa acontece só em abril, mas já é possível observar muitos coelhos, cestinhas e chocolates nas vitrines das lojas e comércios da cidade.
Para que todos estes artigos chegassem até às prateleiras muitas pessoas começaram a trabalhar cedo na produção destes materiais.
São pessoas como dona Alice Schmidt, que desde novembro trabalha na produção de artesanatos com temas pascoais. "A gente nem bem terminou os artigos de Natal e já estava pensando em como seriam os coelhos e cestas. Sempre buscamos as novidades com antecedência, para poder produzir todas as encomendas", explica.
Coelhos de pé, sentados, pendurados, com grandes pernas, coelhas bailarinas. Modelos é o que não faltam no atelier de dona Alice, que cria sozinha os diferentes estilos de coelhos que produz para vender.
Foi em uma Páscoa, há 40 anos, que dona Alice começou a trabalhar com artesanatos. As primeiras produções foram coelhos simples, feitos com algodão. Aos poucos os trabalhos foram crescendo e o que era para ser apenas uma renda para a jovem de 18 anos, tornou-se profissão e hoje, aos 69 anos, dona Alice vive da produção do artesanato. "Minha maior renda vem de épocas como a Páscoa e Natal, mas trabalho o ano todo. Gosto muito do que faço", conta. Os materiais produzidos por dona Alice são vendidos em toda a região e também fora do Brasil, em países como Argentina e Chile.

Chocolates
Assim como os artesanatos, os chocolates também começam a ser produzidos bem antes do mês de abril. Segundo Sandra Aparecida Zuchi, da Confeitaria Zuchi, os chocolates para a Páscoa começam a ser produzidos em fevereiro. "Mas antes disso já pensamos na produção pascoal. As embalagens e modelos começam a ser planejados meses antes", revela a empresária.
Em sua loja é possível encontrar os mais variados estilos de chocolate e modelos de ovos, coelhos, bombons e trufas. "Apesar de produzirmos antes, muitas pessoas deixam para comprar nos dias que antecedem a Páscoa, por causa do calor", finaliza Sandra.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.