Pista que liga Gaspar a Blumenau é totalmente interditada - Jornal Cruzeiro do Vale

Pista que liga Gaspar a Blumenau é totalmente interditada

18/06/2019
Pista que liga Gaspar a Blumenau é totalmente interditada

A partir das 19h desta terça-feira, dia 18 de junho, as ruas Anfilóquio Nunes Pires e Nereu Ramos, trecho que liga Gaspar a Blumenau, serão totalmente interditadas para tráfego de veículos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Gaspar e a decisão foi tomada pelos membros do Grupo de Ações Coordenadas da cidade, o Grac, após um deslizamento comprometer parte da via.

Em vídeo divulgado no final da tarde de terça, o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, afirma que a medida se faz necessária para garantir a segurança de quem passa pelo local. “O setor de engenharia, geólogo e profissionais da secretaria de Planejamento chegaram à conclusão de que há risco de novos deslizamentos de terra. Essa medida é para garantir a segurança e evitar acidentes maiores e com vítimas”, disse o prefeito.

Segundo o superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Evando Amaral, trata-se de um grande deslizamento. “O processo erosivo tem continuidade e isso é visível devido ás marcas no asfalto. Se não tomarmos essa providência, a trepidação dos veículos vai potencializar esse fator e corremos o risco de problemas maiores”.

A rota alternativa para os motoristas é a BR-470.

Trecho interditado

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura de Gaspar, a interdição compreende o trecho que vai da balança da Linhas Círculo até à frente da Igreja Assembleia de Deus e empresa Realce Etiquetas.

Entenda o caso

Às 11h desta terça-feira, dia 18 de junho, um deslizamento de terra deixou a rua Nereu Ramos, às margens do rio, em frente à Igreja Assembleia de Deus, em meia pista. Com o desbarrancamento, o asfalto cedeu e a erosão se alastrou, no decorrer do dia, por todo o acostamento.

Defesa Civil, Diretoria de Trânsito e Secretaria de Obras foram acionadas e, num primeiro momento, a medida foi de deixar o trânsito em meia pista: quem seguia de Gaspar para Blumenau transitava na pista contrária e quem fazia o sentido inverso utilizava o acostamento.

Às 13h, a passagem foi interrompida para veículos com mais de cinco toneladas. No final do dia, a prefeitura de Gaspar informou o fechamento total da via que liga Gaspar a Blumenau.

Causa do deslizamento

Segundo Evandro Amaral, da Defesa Civil de Gaspar, não se sabe ao certo os motivos que ocasionaram o desbarrancamento. “Pode ter acontecido algum impacto com a subida do rio há duas semanas e o resultado apareceu agora. Mas, olhando de perto, dá para ver também tubos com saída de água ou esgoto. Vamos analisar todas as possiblidades para descobrir o que aconteceu”. Os engenheiros e geólogo da prefeitura vão emitir um laudo para confirmar as causas do deslizamento.

 

Edição 1906

 

Comentários

JOAO DA SILVA
19/06/2019 07:44
Entendo a preocupação com a segurança...mas será que não é possível manter pelo menos o acostamento aberto pra passagem de carros, num sentido de ida/vinda e vice versa?

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.