Lista telefônica

Procissão vai transportar imagem de São Pedro pelo rio em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Procissão vai transportar imagem de São Pedro pelo rio em Gaspar

10/06/2018
Procissão vai transportar imagem de São Pedro pelo rio em Gaspar

Com a proximidade da Festa de São Pedro Apóstolo, começam os preparativos para a esperada Procissão de São Pedro pelas águas do rio Itajaí-Açu. Marcada para o dia 1º de julho, ela acontece no último dia da festa do padroeiro de Gaspar e é a responsável por conduzir a imagem do santo para a tradicional missa dos festeiros.

Como nos anos anteriores, a imagem de São Pedro vai sair da Igreja Matriz de Gaspar na noite de sábado, dia 30 de junho. Ela ficará no bairro Poço Grande até a manhã de domingo, quando será devolvida em uma calorosa procissão.

A procissão

Antes mesmo do dia clarear, as embarcações estarão no rio prontas para a Procissão de São Pedro. A imagem do santo vai sair da Extração de Areia Deschamps, em frente ao Moendão, no bairro Poço Grande, por volta das 7h. O santo será transportado em uma jangada de pau a pique, apelidada de ‘Jabiraca’, que será construída por José Alberto Schmitt, da Pinoco´s Cana, e rebocada por uma lancha de areia.

Após percorrer o trajeto do bairro Poço Grande até o Centro de Gaspar, a procissão será encerrada nos fundos do Restaurante Beira Rio. A imagem de São Pedro será entregue na Igreja Matriz e recebida pela comunidade e festeiros.

Todos são convidados a participar do momento com canoas, bateras, barcos de pescadores e caiaques. “Organizar a procissão requer muito empenho e dedicação de todos os envolvidos. Mas, ver a comunidade esperando a imagem de São Pedro passar pelo rio nos dá uma emoção muito forte”, diz o diretor do Jornal Cruzeiro do Vale, Gilberto Schmitt, que organiza a procissão junto do coordenador da Defesa Civil de Gaspar, Rafael Araujo de Freitas; e dos voluntários Paulo César Maba, Mari Ines Testoni Theiss e João Paulo Bornhausen.

Quem não tiver embarcações pode participar da procissão em cima da jabiraca, na lancha ou nas bateras que ainda tiverem vagas. Serão disponibilizados coletes salva-vidas para todos os participantes.

Para que tudo esteja pronto na manhã de domingo, as embarcações devem estar na Estração de Areia Deschamps às 14h de sábado, dia 30, para que sejam enfeitadas e preparadas.

 

Edição 1854

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.