‘Qual produto não pode faltar no seu carrinho de supermercado?’ Esse foi o questionamento que os consumidores encontraram na rede social Instagram da Prefeitura de Gaspar no início do mês. O motivo da pergunta é simples e seu objetivo pode ajudar muita gente na hora de fazer as compras do mês: levantar as mercadorias e marcas mais procuradas e analisar em que estabelecimentos elas são mais viáveis de serem adquiridas.
A ação, intitulada ‘Olho nos preços – supermercados’, é do Procon de Gaspar. “Nossa ideia é buscar, diretamente com o cidadão gasparense quais itens eles consideram importantes. Esses produtos não precisam estar necessariamente na cesta básica regulamentada por lei, ou seja, não são apenas os essenciais”, explica Thiago Fellipe Zardo Machado, superintendente da pasta. Na oportunidade, o cidadão pôde indicar também as marcas e estabelecimentos que mais se identificavam.
Após as dezenas de sugestões, uma equipe se deslocou até cinco supermercados da cidade: Archer, localizado no bairro Figueira; Carol e Rede Top, situados no bairro Sete de Setembro; Galegão e Otto, que ficam no bairro Santa Terezinha. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 13 de maio. Ao todo, 64 produtos foram analisados. O Procon alerta que os preços constatados são meramente informativos e estão sujeitos a variações sem aviso prévio.
De acordo com Thiago, o estudo chegou a apontar 40% de diferença no preço de determinados produtos e marcas e alguns estabelecimentos. “Acredito que isso acontece por três fatores. Primeiro, pelas campanhas promocionais. Depois, em caso de supermercado atacadista, por conta de subsídios governamentais. Além de que algumas redes podem ter parcerias com as marcas para ofertar com preço menor”, afirma.
Um ponto destacado pelo superintendente do Procon diz respeito à variedade de mercadorias e à periodicidade da divulgação. “Tentamos contemplar todas as linhas, mesclando alimentos não perecíveis, hortifrúti, produtos de limpeza, higiene íntima, bebidas, etc. Com o passar do tempo, vamos adicionando novos itens. Nosso objetivo é atualizar essa pesquisa todos os meses”, conclui.
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