Programação especial marca 85 anos de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Programação especial marca 85 anos de Gaspar

15/03/2019
Programação especial marca 85 anos de Gaspar

Março é sempre um mês especial para os gasparenses e também para quem escolheu a cidade Coração do Vale para morar. Gaspar está prestes a completar 85 anos de emancipação político-administrativa e, desde o início do mês, uma ampla programação está sendo executada para marcar a data. Nesta sexta-feira, 15 de março, a comemoração será mais intensa em duas regiões do município. Isso porque a prefeitura vai entregar a reforma do CDI Irmã Cecília Venturi, no bairro Belchior Alto; e da Escola Norma Mônica Sabel, localizada na Margem Esquerda. Os eventos ocorrem às 10h e às 16h, respectivamente.

No sábado, dia 16, as comemorações começam mais cedo. A partir das 7h, a Cascata Carolina recebe o Ultra Trail - Rota das Águas. Além disso, está prevista mais uma edição do ‘Comunidade em Ação’ no Jardim Primavera. Para o domingo, 17, véspera do aniversário da cidade, o esporte e a música vão estar em alta. O Estádio Carlos Barbosa Fontes sedia o jogo entre Black Hawks e Gladiators para o Campeonato Catarinense de Futebol Americano, às 14h. Mais tarde, às 17h, o Gasparock acontece no Espaço Terral.

Desfile de aniversário

A próxima semana se aproxima e, logo na segunda-feira, 18 de março, é dia de comemorar os 85 anos de Gaspar. Por isso, acontece a partir as 8h o tradicional desfile comemorativo. O ponto de concentração será em frente à Sociedade Alvorada e o desfile se estende por toda a rua Coronel Aristiliano Ramos. 

No decorrer da semana

Alguns eventos ligados à educação prometem movimentar a cidade Coração do Vale no decorrer da semana. A formatura do curso de qualificação profissional de Auxiliar Administrativo do Senac está marcada para às 18h30 de terça-feira, dia 19, no Salão Cristo Rei. Já na quarta-feira, 20, é a vez da Biblioteca Municipal comemorar o aniversário de Gaspar. Haverá entrega de livros às 8h30 e às 14h.

A entrega da reforma do CDI Tia Maria Elisa vai deixar os moradores do bairro Bela Vista animados na quinta-feira, 21 de março. Na data, ocorre ainda a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Gaspar, às 13h. Outra reforma de CDI vai ser entregue no município, desta vez, a comunidade do Vovó Leonida que comemora na sexta-feira, dia 22.

Calendário de eventos segue até o final do mês

O encontro Diocesano da Juventude vai reunir grande público no dia 24 de março. O evento vai ser realizado na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Bela Vista, a partir das 8h30. Mais tarde, por volta das 10h30, o Trevo da Parolli será palco para uma emocionante disputa: a 1ª Copa Gaspar de Kart Chicletinho.

No ritmo de comemoração, a Igreja Matriz promove um concerto e a entrega da Declaração de Patrimônio Cultural e Imaterial de Gaspar para o Coro Misto Santa Cecília e à Banda São Pedro no dia 25.

No dia 26 de março, a programação especial de aniversário da cidade se encerra. Para concluir as comemorações deste ano, o Centro de Convivência do Idoso vai receber grande público na Abertura da Integração dos Idosos de Gaspar. Além disso, acontece o tradicional Café com Elas, na Associação Bunge.

Histórico

A história de Gaspar começou bem antes da sua emancipação político-administrativa. Além de constituir-se como distrito de Blumenau, em meados de 1880, a cidade Coração do Vale também já pertenceu a São Francisco do Sul, Porto Belo e Itajaí. Desde então, foi habitada por índios, vicentistas, açorianos, alemães, portugueses e italianos, que vinham para a região atraídos pela exploração de ouro na Bacia do rio Itajaí-Açu.

O território gasparense sempre foi divido pelas margens do rio. Do lado esquerdo foram construídos ranchos cobertos com palha, que serviam para a plantação de aipim, milho, cana, feijão, arroz, café, algodão, batatas e fumo. Já as terras da margem direita do rio pertenciam a um único homem: José Henrique Flores, que investia na produção de café, exploração de minérios e madeira.

Os imigrantes trabalharam arduamente em busca de independência. Mas, foi na década de 1930 que lideranças se mobilizaram, com apoio das esferas Federal e Estadual, para de fato separar Gaspar. Quatro anos mais tarde, o decreto de autonomia foi assinado. A prefeitura municipal foi assumida pelo primeiro Chefe do Executivo eleito, Leopoldo Schramm.

Informações municipais

Gaspar possui cerca de 67.390 habitantes, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2017. E, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 44.796 eleitores na cidade.

O primeiro prefeito de Gaspar foi Leopoldo Schramm, que administrou a cidade de 1934 até 1947. Depois dele, 17 gestões já responderam pela administração da cidade.

 

Gaspar em versos

Como acontece anualmente, a Escola Honório Miranda promoveu mais um concurso de poesias com os alunos dos primeiros anos para comemorar o aniversário do município. Em 2019, 500 estudantes participaram das aulas de Língua Portuguesa, ministradas pela professora Dulceméri Poli.

As vencedoras foram Dara Corine Silveira (1° ano 1) e Bruna Carolina da Silva (1° ano 2):

Cidade

Gaspar, aqui onde sonho
Nada mais cabe em mim
Vivo pensando no futuro 
E meu entusiasmo não tem fim.

Onde a natureza,
Faz parte de um cenário marcante
Devemos preservá-la
Deixá-la cada dia mais importante.

Cidade de muito turismo
E de lindas paisagens 
Venha nos visitar, que você 
Vai adorar essa viagem!

Aluna: Bruna Carolina da Silva

-----

A minha cidade

Em uma região de vales
lá está ela.
Pequena entre várias,
porém sempre a mais bela.

Suas belezas naturais 
encantam o cidadão,
querendo sempre levar
um pedacinho em seu coração.

Sem esquecer
das suas culturas tradicionais.
Entre festas e danças
nos divertimos demais.

Esta é a nossa Gaspar
terra mais bonita não há.
A grande Coração do Vale,
abraça quem aqui chegar.

Aluna: Dara Corine Silveira

 

Foto: Guilherme Spengler
Edição 1892

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.