Reajuste no IPTU é de 4,05% em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Reajuste no IPTU é de 4,05% em Gaspar

24/01/2019

Em 2019, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos gasparenses está 4,05% mais caro. O valor foi reajustado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e leva em consideração o acumulado de dezembro de 2017 a novembro de 2018.

Os carnês já começaram a ser distribuídos e, desde o início da semana, os moradores estão recebendo a correspondência via Correios. De acordo com o secretário de Fazenda e Gestão Administrativa de Gaspar, Felipe Juliano Braz, a estimativa é de que sejam distribuídos cerca de 22 mil carnês, que correspondem a uma arrecadação de aproximadamente R$9 milhões. “No último ano, realizamos um trabalho de recadastramento, que gera o aumento de R$ 1 milhão nos cofres públicos e também garante a igualdade tributária aos contribuintes”.

Pagamento

Existem duas formas de realizar o pagamento do IPTU: à vista, até o dia 20 de março, com desconto de 15%; ou parcelado em cinco vezes, com vencimento no dia 20 dos meses de março, maio, julho, setembro e novembro deste ano. O boleto pode ser pago em qualquer banco.

Isenção e descontos

Aposentados com proventos de até dois salários mínimos e com o imóvel de até 120m² de área construída recebem a isenção total do IPTU. O mesmo acontece para quem tem propriedades de produção agrícola. Já as propriedades em áreas verdes podem contar com descontos de até 70%.

Para receber o benefício, é necessário que o proprietário solicite até o dia 20 de março de 2019 a isenção ou o desconto do imposto no Departamento de Tributação, na prefeitura, e comprove que se enquadra em uma das três situações.

Informações adicionais

Aqueles que, por algum motivo, não receberem o carnê do IPTU pelos Correios devem retirar a 2ª via do documento pessoalmente na prefeitura ou através do site www.gaspar.sc.gov.br.

 

Edição 1885

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.