Lista telefônica

Samae de Ilhota registra incidências de salobra na água do rio - Jornal Cruzeiro do Vale

Samae de Ilhota registra incidências de salobra na água do rio

22/09/2017

O Samae de Ilhota e os técnicos da Atlantis Saneamento, empresa que opera o sistema de abastecimento de água do município, realizam um monitoramento especial em torno do longo período de estiagem em Santa Catarina. O fenômeno natural requer maior cuidado, pois acontece juntamente com o aumento da maré em níveis muito altos. Na última semana, a combinação destes fatores fez com que fossem registradas algumas incidências de língua salina, mais conhecida como salobra, na principal captação de água bruta de Ilhota: o rio Itajaí-Açu.

O monitoramento permanente e rigoroso, conforme o Samae e a Atlantis Saneamento, garante a segurança operacional do sistema. Os técnicos afirmam que as incidências da salinização ainda estão em níveis aceitáveis e não afetam a qualidade da água distribuída para população do município. Ao mesmo tempo, ressaltam que a colaboração de todos, com um consumo consciente e controlado, é muito importante para a manutenção normal do abastecimento de água enquanto persistir a estiagem.

Salobra

A mistura entre a água salgada (marinha) e a água doce é considerada salobra. Ela ocorre em ambientes diversificados, mas principalmente em estuários e lagunas.

 

Edição 1819

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.