Saúde detecta foco de dengue no bairro Santa Terezinha - Jornal Cruzeiro do Vale

Saúde detecta foco de dengue no bairro Santa Terezinha

30/03/2010

fotopg8MD.jpgMais um foco de dengue foi localizado em Gaspar, desta vez no bairro Santa Terezinha. A confirmação do quarto foco encontrado apenas neste ano, feita na última quinta-feira, 25, destaca a importância dos cuidados necessários para prevenir a reprodução do mosquito Aedes Aegypti. As larvas foram encontradas em uma das armadilhas que o Programa de Controle da Dengue instalou em local próximo à Plasvale.

Neste ano foram encontrados dois focos em uma borracharia no bairro Poço Grande e um em uma armadilha no Bela Vista. Para garantir que o Departamento de Vigilância Sanitária da cidade tenha condições de combater a proliferação das larvas do mosquito, a Câmara de Vereadores aprovou na última semana o Projeto de Lei 08/2010, que visa à criação de dez novas vagas para agentes que atenderão a comunidade através do Programa Nacional de Combate a Dengue.

O objetivo das contratações é garantir que a proliferação do inseto causador da dengue seja evitada. Os agentes trabalharão alertando a população através da divulgação sobre as formas de combate à doença, como também indicando a existência de possíveis focos.

 

 

O Programa

O Programa de Controle da Dengue é feito de acordo com que é determinado pelo estado e existe desde 2001. A cada 100 imóveis é colocada uma armadilha, para que se possa controlar a situação em todos os bairros, e assim totalizando 225 armadilhas em Gaspar. O coordenador do programa, Alcídio Rodolfo da Silva afirma que 79 destas armadilhas estão instaladas em pontos considerados estratégicos, onde se localizam borracharias, ferros-velho, acúmulo de materiais de construção ou áreas que sejam frequentemente utilizadas por caminhões que costumam ir ou vir de fora do estado, principalmente se for de alguma cidade onde a doença não está controlada.

"Com a ajuda da população é que nós vamos conseguir manter a dengue fora do nosso estado. Só se cada um fizer a sua parte que a nossa cidade ficará livre da doença", alerta Alcídio. É importante dar atenção a este problema que se não for controlado pode gerar uma epidemia.

A população deve estar consciente de que a dengue é uma doença que se espalha rapidamente quando há possibilidade de o mosquito se reproduzir, ou seja, onde exista água parada. Recomenda-se cuidado dobrado nas áreas em que foram encontrados os focos para que a doença não possa se desenvolver em Gaspar.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.