Lista telefônica

Secretaria de Saúde lança programa voltado às gestantes e recém-nascidos em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Secretaria de Saúde lança programa voltado às gestantes e recém-nascidos em Gaspar

09/10/2018
Secretaria de Saúde lança programa voltado às gestantes e recém-nascidos em Gaspar

Oportunizar o acompanhamento integral das gestantes, propiciando o contato precoce do recém-nascido e da puérpera com os serviços prestados pela Secretaria de Saúde de Gaspar. É com esse objetivo principal que a prefeitura lançou na manhã desta terça-feira, 9 de outubro, o programa ‘Amanhecer’. A iniciativa, apresentada oficialmente à equipe técnica do setor, já tem suas primeiras ações sendo colocadas em prática na cidade.

Responsável pela secretaria de Saúde, Carlos Roberto Pereira pontua algumas das atividades já desempenhadas. “Venho trabalhando em cima desta proposta desde que assumi a pasta. O programa consiste no cumprimento da demanda existente de forma coordenada. A integração entre a atenção básica e o atendimento do hospital é fundamental, ainda mais depois da intervenção da prefeitura”, reitera.

Até então, no que se refere ao programa ‘Amanhecer’, foi criado o comitê de mortalidade infantil e o Centro Especializado da Mulher e da Criança. Também houve a capacitação dos profissionais dos agentes de saúde, enfermeiros e funcionários do hospital e a garantia da ultrassonografia até a 12ª semana de gestação. Além disso, agora, é possível fazer a consulta com pediatra até 15 dias após o nascimento da criança, desde que agendado; ter acompanhamento do ambulatório da obstetrícia a partir da 38ª semana; participar do curso de gestantes na cidade; e contato com o kit de produtos de primeiros cuidados com o recém-nascido.

O prefeito Kleber Wan-Dall parabeniza a equipe de Saúde e compara a execução do programa com uma máquina. “Trabalhamos para que a engrenagem rode de forma sincronizada. Para isso, estudamos a nossa realidade e desenvolvemos estratégias para encarar os problemas de frente. É preciso coragem e muito planejamento, pois, na minha gestão, ninguém vai empurrar essa questão pra debaixo do tapete”, destaca.

Quem também participou do lançamento do programa ‘Amanhecer’ e se pronunciou foi o atual vice-presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, Roberto Procópio. “É muito importante que haja esse cuidado com as mulher e recém-nascidos no nosso município. A iniciativa é louvável, já que valoriza a saúde e, consequentemente, nos beneficia enquanto sociedade”, enfatiza o parlamentar.

 

Edição 1872

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.