Temporada em Santa Catarina chega ao fim com redução nos afogamentos - Jornal Cruzeiro do Vale

Temporada em Santa Catarina chega ao fim com redução nos afogamentos

21/02/2018
Temporada em Santa Catarina chega ao fim com redução nos afogamentos

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina houve uma redução significativa no número de mortes por afogamento nas praias do estado. Nesta temporada, foram registrados 11 óbitos, já na Operação Veraneio do ano passado, 23 mortes foram contabilizadas, uma redução de 51%.

Além disso, os afogamentos que não resultaram em mortes também tiveram queda. Na temporada passada 120 incidentes foram registrados, nesta o número baixou para 85. A quantidade de pessoas salvas pelos Guarda-Vidas por terem sido arrastadas por correntes de retorno também diminuiu: 2.433 nesta temporada, enquanto na anterior foram 3.700 casos.

O Coronel dos Bombeiros Militares, Onir Mocellin, diz que acompanha de perto o andamento das atividades nas praias e avalia como sendo bastante exitosa a Operação Veraneio 2017/2018. “Como acontece em todos os anos, a segurança nas praias acontece pela presença atenta dos Guarda-Vidas Civis, que são treinados e atuam voluntariamente na proteção e salvamento de turistas e catarinenses,” afirma.

Segundo o Coronel, o decreto publicado em dezembro de 2017 e que garante seguro de vida e auxílio-saúde aos Guarda-Vidas que se acidentarem na execução de suas atividades nas praias foi um incentivo aos profissionais. “Essa conquista também fez com que os próprios Guarda-Vidas se sentissem mais motivados e que passassem a atuar de maneira mais focada na prevenção”, disse.

 

Edição: 1839

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.