TESTEMUNHO DE FÉ - Jornal Cruzeiro do Vale

TESTEMUNHO DE FÉ

12/06/2009

Milhares de fiéis católicos participam da procissão de Corpus Christi

img17MD.jpgO sol apareceu tímido na manhã desta quinta-feira, 11 de junho, e animou os fiéis católicos, que acordaram cedo para montar os tapetes para a tradicional procissão de Corpus Christi.
O morro da Igreja foi o primeiro a receber os fiéis, que em suas mãos carregavam grandes sacos preenchidos com serragens, cal, flores, fubá, entre outros acessórios utilizados para ornamentar os tradicionais tapetes de Corpus Christi.
Representantes de todas as comunidades católicas da cidade trabalharam na confecção dos tapetes que enfeitaram a rua São Pedro, o Morro da Igreja e seguiram até a rua São José, ao lado do colégio Madre Francisca Lampel. Eram pessoas como a jovem Maiara Goedert, que ajudou a montar o tapete da Comunidade do bairro Santa Terezinha. Mais de 50 peças foram produzidas com temas variados, como Bodas de Canaã, Fonte da Vida, Santíssima Trindade, Espírito Santo, Juventude a caminho, Palavra sagrada, entre outros.


Procissão

A passos lentos, os milhares de fiéis que participaram da Celebração de Corpus Christi na tarde desta quinta-feira, 11, saíram da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e caminharam sobre os belos tapetes de serragens confeccionados pelas comunidades católicas.
A procissão seguiu pelo morro, passando pelas ruas São José, Vereador Augusto Beduschi, Coronel Aristiliano Ramos, São Pedro e morro da Matriz.
A caminhada é uma tradição da Igreja Católica e celebra a presença de Cristo na Eucaristia.
Em Gaspar, o destaque da celebração são os tapetes, confeccionados pelas Pastorais e Comunidades Católicas da cidade e que a cada ano surpreendem pela qualidade nos trabalhos montados. O padre franciscano Frei Florival de Toledo presidiu a cerimônia religiosa e a procissão de Corpus Christi.

O que é Corpus Christi
img27PQ.jpgCorpus Christi é uma festa da Igreja Católica que celebra a presença de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula 'Transiturus' de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.









Tradição dos tapetes
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas que se revestem de práticas antigas e tradicionais. No Pará, no município de Capanema é uma tradição os tapetes de serragem colorida cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi.
Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos. Em São Paulo, o município de Matão é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, serragem e flores que formam uma cruz no centro da cidade. A cidade de Mariana, MG, comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas, em São Joaquim da Barra, SP, também segue o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz, são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas, tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.
img25MD.jpg






















img28MD.jpg






















img29MD.jpg

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.