Lista telefônica

Vida dedicada aos cuidados com os animais - Jornal Cruzeiro do Vale

Vida dedicada aos cuidados com os animais

15/04/2018
Vida dedicada aos cuidados com os animais

Quando o assunto é voltado aos trabalhos rurais, um dos primeiros nomes que vem à mente da população gasparense é o de Renato Abelardo Beduschi. Nascido e criado em Gaspar, ele sempre esteve inserido na classe agricultora por conta da família e foi por meio dela também herdou o amor pelos animais. Formado em Medicina Veterinária, ele foi o primeiro morador de Gaspar a conquistar diploma na área, em 1971.

No ano em que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gaspar chega ao seu 50º aniversário, Renato relembra a sua história e fala sobre a importância da valorização da entidade e sobre o desenvolvimento do município através da agricultura. “Sou filho do agricultor Augusto Beduschi. Sempre vivi e viverei nesse meio. Presenciei toda a evolução do setor rural, desde a dependência que tínhamos nas carroças até os tempos de hoje, com muitos avanços tecnológicos a nosso favor”.

Recapitulando sua trajetória, Renato fala com carinho dos lugares onde trabalhou. “Quando a gente gosta, vai atrás. Então, depois de formado, comecei a trabalhar na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola, na cidade de Santa Cecília, em Santa Catarina. Pela lonjura, decidi que me faria bem trabalhar mais perto da família e voltei”.

Algum tempo depois, o veterinário prestou concurso para trabalhar no Ministério da Agriculta de Santa Catarina. “Fui aprovado e me joguei de cabeça em mais uma aventura. Sempre em busca de novas experiências na área”. Foi aí que ele mudou para Governador Celso Ramos, cidade com vasta indústria pesqueira, para trabalhar no ramo.

Apesar do espírito aventureiro, Renato sempre retornava para a cidade natal. “De vez em quando, eu arranjava uma desculpa pra voltar pra Gaspar. Meu umbigo está enterrado aqui nessas terras, não posso ir pra muito longe”, disse, entre risadas. Em seu retorno à cidade Coração do Vale, ele trabalhou novamente na prefeitura, onde conseguiu fazer história: implantar a inseminação artificial na cidade.

Ele implantou a Secretaria de Agricultura

Em 1992, durante a administração do prefeito Francisco Hostins, em Gaspar, outro momento histórico teve o incentivo de Renato Beduschi. “Tive a honra de implantar a secretaria de Agricultura na cidade. Conquistamos a autonomia de investir nessa área e também prestar maior apoio às famílias agriculturas daqui. Eu trouxe os projetos que executava em Blumenau com a feira do peixe vivo, por exemplo”.

Com a saída do prefeito, Renato assumiu novamente cargos no município vizinho, nas pastas da Agricultura e Meio Ambiente. Depois prestou concurso para trabalhar como médico veterinário em Gaspar novamente, no pleito de Bernardo Leonardo Spengler, popular Nadinho. Aprovado, o profissional exerceu por pouco tempo a função, optando focar em seu sítio e na criação de seus animais.

"Sou realizado aqui"

Atualmente, Renato Beduschi cuida com muito carinho da sua criação de gado, ovelhas e aves. “O terreno é grande e todos os bichos têm seu próprio espaço. Os ranchos são do jeitinho que cada um precisa, eu ajustei para deixar todos bem acomodados”. O aposentado completa: “Minha rotina é voltada para eles. Tem a hora de tratar, hora de examinar. Sou realizado aqui. Gosto da minha profissão e trajetória, faria tudo novamente, da mesma forma”.

Na época, havia um porto de comercialização de produtos rurais no município. “Na gestão do prefeito Fernando Poli, em meados de 1980, estudei a venda do local para reverter o dinheiro na implantação dessa nova área. Conseguimos implantar e, em aproximadamente um mês, recebi outra proposta de emprego. Desta vez, em Blumenau, a pedido do prefeito Renato Viana”, relembra. O novo trabalho era na coordenação da Agricultura da cidade.

 

Bootstrap Slider

 

Especial Sitrug 50 anos 

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.