Lista telefônica

Sem afetar o México, furacão Otis alcança categoria 2 no Pacífico - Jornal Cruzeiro do Vale

Sem afetar o México, furacão Otis alcança categoria 2 no Pacífico

18/09/2017

Ofuracão Otis alcançou neste domingo (17) a categoria 2 na escala Saffir-Simpson em águas do Oceano Pacífico próximas ao México, mas longe o suficiente para não afetar o país, informou o Sistema Meteorológico Nacional (SMN) mexicano.
No boletim mais recente, o SMN indicou que o fenômeno se encontra 1.930 quilômetros ao oeste-sudoeste de Cabo São Lucas, no estado de Baixa Califórnia Sul.

O fenômeno meteorológico, que se transformou em tempestade tropical no sábado passado no Pacífico, se desloca para o norte a 7 km/h. Otis desenvolve ventos sustentados de 165 km/h e sequências de 205 km/h.

De acordo com o prognóstico, o furacão alcançará a categoria 3 na segunda-feira (18), quando estiver 1.695 quilômetros ao sudoeste de Punta Eugenia, em Baixa Califórnia Sul.

Otis é o 15º ciclone tropical a se formar nesta temporada de furacões em águas do Pacífico. Além dele, a tempestade tropical Norma se desloca para o noroeste a 9 km/h em águas do Pacífico, levndo chuvas a Baixa Califórnia Sul, Sonora, Sinaloa, Nayari e Jalisco.

O furacão se encontra atualmente 235 quilômetros ao sul e sudoeste de Cabo São Lucas, em Baixa Califórnia Sul. A previsão é que nas próximas horas continue avançando paralelamente ao litoral da península de Baixa Califórnia, enquanto perde força.

A tempestade tropical Norma perde força à medida que avança para a península de Baixa Califórnia, levando chuvas a vários estados do noroeste do México, informou neste domingo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do país.

"A tempestade tropical Norma se debilita paulatinamente e apresenta um deslocamento lento a nor-noroeste", indicou o órgão no boletim de 10h (hora local; 12h em Brasília).

O fenômeno se encontra 230 quilômetros ao sul e sudoeste da cidade de Cabo São Lucas, no estado de Baixa Califórnia Sul. A tempestade avança a 7 km/h para o norte e noroeste e registra ventos máximos sustentados de 75 km/h e sequências de 95 km/h.

Norma perde força

Norma se formou na última quinta-feira (14) no Pacífico e alcançou a categoria de furacão no dia seguinte. Neste sábado, voltou a ser tempestade tropical.

"Norma se localiza a 220 km ao sul/sudoste do Cabo San Lucas com ventos máximos de 85 km/h e rajadas de 100 km/h", disse o tuíte.

O SMN prevê tempestades nos estados de Baixa Califórnia Sul, Sinaloa, Nayari, Jalisco e Sonora. Além disso, sequências de ventos superiores a 70 km/h e ondas de três a quatro metros de altura em Baixa Califórnia Sul, Sinaloa e Nayari.
Por isso, o SMN recomendou ter precaução, acompanhar os conselhos da Proteção Civil e mantém uma zona de vigilância para Baixa Califórnia Sul desde Cabo São Lázaro até Los Barriles, no mesmo estado.

Norma se dirige a uma região que no início do mês foi fortemente afetada pelo furacão Lidia, que deixou sete mortos, além de inundações e danos em infraestrutura.

 

Fonte G1

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.