Câmara de Gaspar celebra 70 anos de história - Jornal Cruzeiro do Vale

Câmara de Gaspar celebra 70 anos de história

08/12/2017

Os vereadores celebraram, nessa quinta-feira (7), em sessão solene, os 70 anos de instalação da Câmara de Gaspar. Treze ex-parlamentares e dois servidores aposentados foram homenageados, representando todos aqueles que contribuíram para fortalecer o Legislativo gasparense. Mais de 170 vereadores já passaram pela Casa de Leis.

Instituída em dezembro de 1947, treze anos após a emancipação do município, a instituição ajudou a consolidar a democracia gasparense. À época, ao lado dos vereadores eleitores, o juiz eleitoral Oscar Leitão, da 3ª zona eleitoral de Blumenau, conduziu o ato de instalação da Câmara, que funcionava em uma sala dentro do prédio da Prefeitura.

Sobre o momento histórico, o presidente da Câmara, Ciro André Quintino (PMDB), comentou que “a Câmara de Gaspar, nessas sete décadas, vem fazendo seu papel e contribuindo para o desenvolvimento do Coração do Vale. Muitas leis foram aprovadas, além de soluções para a comunidade que foram elencadas e discutidas”. Durante a cerimônia, foi lançado um selo comemorativo confeccionado especialmente para a ocasião, destacando as sete décadas de trabalho ininterrupto do parlamento municipal.

Houve também a exibição de um vídeo institucional que contou como a Casa de Leis evoluiu e modernizou-se, ao longo do tempo, para continuar cumprindo a sua missão. Com 18 anos de dedicação ao serviço público, o analista legislativo, Pedro Paulo Schramm, afirmou que “com o passar do tempo, o aumento da estrutura física e de pessoal garantiu mais eficiência no atendimento à população, tornando o processo legislativo mais ágil”.

“Procuramos aproximar ainda mais o Legislativo dos gasparenses a fim de que as discussões se transformem em soluções para nossa querida Gaspar”, declarou Ciro. Essa aproximação se acentuou quando foi implantado o programa Vereador Mirim focado na formação cidadã e política dos estudantes gasparenses. A parceria entre a Câmara e as escolas já dura 13 anos.

Para a presidente da Câmara Mirim, Nycoli Stella de Souza, a iniciativa é fundamental a fim de que a juventude compreenda o funcionamento da Câmara e a criação de leis. Nycoli frisou que “são 70 anos ajudando a melhorar a vida de crianças, jovens, adultos e idosos. É isso que a Câmara me ensinou e quero continuar fazendo pela minha cidade”.

“A Câmara de Gaspar, nessas sete décadas, vem fazendo seu papel e contribuindo para o desenvolvimento do Coração do Vale. Muitas leis foram aprovadas, além de soluções para a comunidade que foram elencadas e discutidas”.
Ciro Quintino - Presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar

“São 70 anos ajudando a melhorar a vida de crianças, jovens, adultos e idosos. É isso que a Câmara me ensinou e quero continuar fazendo pela minha cidade”
Nycoli Stella de Souza -Presidente da Câmara Mirim

Noite é marcada por homenagens

Ao final da solenidade, parlamentares e familiares de Luís Carlos Spengler, o “Cuca”, apresentaram ao público a placa que homenageia o ex-vice-prefeito e vereador, cujo nome foi escolhido e votado para nomear o Plenário da Câmara. Filho de “Cuca Spengler”, o vice-prefeito de Gaspar Luís Carlos Spengler Filho, que acompanhou os passos do pai na política, participou da homenagem.

Ex-vereadores e servidores homenageados:

CLAUDIONOR DA CRUZ SOUZA
ETELVINO TEOBALDO SCHMIDT
EVARISTO SPENGLER
IVETE MAFRA HAMMES
JOSÉ BONETTI
KLEBER WAN-DALL
MARIA TERESINHA RAMOS
MOACYR BARBIERI
ODILON LUIZ ASCOLI
PAULO AFONSO WANDALEN
PEDRO PEREIRA
RONALDO GAERTNER
WILSON SALÉSIO DA SILVA
HÉRCULES JOÃO DOS SANTOS
YEDA ALVINA BEDUSCHI ZILINSKI
Bootstrap Slider

 

Edição 1830
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.