Candidatos a prefeito de Gaspar respondem questionamentos do Sintraspug - Jornal Cruzeiro do Vale

Candidatos a prefeito de Gaspar respondem questionamentos do Sintraspug

13/11/2020

Os cinco candidatos a prefeito de Gaspar receberam, através de ofício, seis perguntas elaboradas pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Gaspar. Os questionamentos foram enviados no mesmo dia e todos tiveram o mesmo espaço e tempo de resposta. Para que os temas relacionados ao funcionalismo público cheguem com mais facilidade aos servidores, o sindicato vai publicar na íntegra, durante três edições do Cruzeiro do Vale, as perguntas e as respostas.

 

Qual a sua posição sobre a criação de um Regime Próprio de Previdência Social?

 

Wanderlei Knopp
DEM - 25

Somos contrários a criação de um regime próprio de Previdência Social. Exemplos não faltam de tentativas fracassadas de várias outras cidades que tentaram implanta-lo e acabaram repassando prejuízos, ao invés de benefícios, aos seus servidores públicos. Os funcionários públicos precisam ter seu merecido descanso, após décadas de trabalho honrado em prol da sua comunidade, garantidos pela Previdência Social. E no nosso entendimento, maior garantia que o sistema geral existente não há.


***

Amarildo Rampelotti
PT - 13

Eu, enquanto vereador, sempre fui, junto ao governo, um defensor do Regime Próprio. Tanto é que, como líder do governo Zuchi na Câmara de Vereadores, viabilizei um projeto de previdência própria. Este projeto foi amplamente discutido com os servidores em reuniões setorizadas, mas infelizmente muitos trabalharam contra, por não conhecerem sua importância. Hoje, notamos a falta que ele faz para o servidor, em função das diversas reformas realizadas em nível federal que impactaram negativamente o serviço público. Como não temos regime próprio, estamos submetidos à legislação federal. Como servidor público aposentado, entendo que o servidor tem de ter uma saída digna e honrada depois de tantos anos dedicados ao serviço público. É urgente resolvermos essa questão, criando a porta de saída do serviço público. Tenho compromisso com o regime próprio, e, se não for possível, vou fazer um Regime Complementar.


***

Sérgio Almeida
PSL - 17

100% favorável. Consta de nosso palno de governo. Todavia, precisamos analisar a reforma previdenciaria e as previsões legais na mesma.

 

***

Kleber Wan-Dall
MDB, PSD, PP, PDT, PSDB - 15

Sou favorável a criação de um regime próprio de Previdência Social, reforçando que para isso, ele deve ser autossuficiente. Também é necessário que essa previdência siga as determinações legais, além de atender o anseio dos servidores. Como esse assunto envolve o futuro dos servidores ele deve ser amplamente discutido com os servidores e sindicato. É uma decisão muito importante a ser tomada por gerar impacto na vida inteira do servidor, por isso os estudos devem ser aprofundados.


***

Rodrigo Althoff
PL - 22

Sou a favor. Esta discussão será retomada a partir da formação de uma Comissão Mista de Servidores Públicos da Prefeitura Municipal, Autarquias: Samae e da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos de Gaspar (SINTRASPUG). A proposta de Instituição do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) será uma importante ferramenta de valorização do Servidor Público. Muitos colegas optam por pedir exoneração pós anos de colaboração justamente por não ter uma perspectiva, principalmente após a aposentadoria. A retenção do servidor de carreira é importante para a manutenção da qualidade dos serviços.



 

Se eleito, o senhor pretende rever ou suprimir os direitos dos servidores públicos?

 

Wanderlei Knopp
DEM - 25

Nenhum direito pode ou deve ser suprimido dos nossos servidores, salvo em casos que sejam confundidos com privilégios impedidos por lei, vide exemplos na prática em outras cidades. Pretendemos fazer a gestão mais próxima do servidor que essa cidade já viu, discutindo e tornando justo para todos seus planos de carreiras e salários. Por isso queremos implantar o sistema de Gente e Gestão, que visa identificar o funcionário que gera resultados, oferecerlhes prêmios e bônus como estímulos, incentivando os colaboradores e garantindo que eles desenvolvam uma performance cada vez melhor. Fortalecendo ainda o setor de RH, humanizando-o de fato, como o próprio nome diz. Oferecendo uma boa qualidade de vida aos colaboradores, com uma remuneração justa, satisfação pessoal e garantia de serviços bem prestados aos gasparenses. O servidor de Gaspar deve, e poderá na nossa gestão, ser valorizado como pilar essencial da administração pública.


***

Amarildo Rampelotti
PT - 13

Não é prática dos governos do Partido dos Trabalhadores em Gaspar retirar direitos dos servidores. Ao contrário. Nas gestões do meu partido o servidor foi valorizado, e não apenas financeiramente. Contrariamente ao que aconteceu nos últimos anos, não existia pressão sob os servidores, via telefone, via WhatsApp ou politicamente. Vou cumprir os preceitos da Constituição, da liberdade de expressão e pensamento político. No mundo contemporâneo, é inaceitável fazer o que está acontecendo em Gaspar. Servidores pressionam para fazer campanha para determinado candidato. É vergonhoso verificar o que roda nas mídias sociais. Vou respeitar o direito de todos. Não terá perseguição e muito menos retirada de direitos. Cada servidor será meu braço direito na boa gestão do Município, afinal de contas são eles que atendem com qualidade o nosso povo. Vou retomar o vale alimentação em pecúnia na folha de pagamento, assim como outros direitos suprimidos.


***

Sérgio Almeida
PSL - 17

Rever através do Plano de carreira juntamente com essa entidade.

 

***

Kleber Wan-Dall
MDB, PSD, PP, PDT, PSDB - 15

De forma alguma. Pelo contrário. Vamos buscar valorizar cada vez o servidor, garantindo os seus direitos, sempre respaldados na Lei e pautados no diálogo. Estamos construindo juntos o Plano de Cargos. Sabemos do valor inestimável que tem o servidor público. É ele que garante o atendimento e os direitos dos milhares de habitantes da nossa cidade. Por isso precisam ser valorizados e não terem seus direitos suprimidos.


***

Rodrigo Althoff
PL - 22

Se eleito for, em hipótese alguma irei rever ou suprimir os direitos dos Servidores Públicos de Gaspar. Quero relembrar que iniciei minha carreira como estagiário na Prefeitura Municipal de Gaspar e com a conclusão da graduação em Engenharia Civil, passei no concurso como Topógrafo. De 2002 a 2009 tive a oportunidade de trabalhar com muitos colegas servidores públicos municipais, inclusive meu pai. Sr. João da Patrola, que se aposentou depois de 24 anos de trabalho sério e comprometido na Secretaria Municipal de Obras. Atualmente sou servidor público federal no IFC e sei o quanto é importante valorizar os colegas servidores. Nosso compromisso é de respeito com todos os Servidores Públicos de Gaspar.



Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1977

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.