Lista telefônica

Gaspar terá o mais jovem vereador de Santa Catarina no mês de julho - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar terá o mais jovem vereador de Santa Catarina no mês de julho

25/05/2018
Gaspar terá o mais jovem vereador de Santa Catarina no mês de julho

No dia 2 de julho, a Câmara de Vereadores de Gaspar vai ter, temporariamente, um novo representante do Partido dos Trabalhadores (PT). Isso porque o suplente de vereador João Pedro Sansão, que recebeu 330 votos nas eleições de outubro de 2016, assume a vaga do parlamentar Rui Carlos Deschamps por trinta dias. Aos 20 anos, ele será o mais jovem de Santa Catarina a desempenhar um cargo no legislativo neste mandato.

Apesar da pouca idade, João Pedro é enfático quanto suas intensões na Casa de Leis gasparense. “O trabalho será propositivo, com diálogo e conteúdo. Assumo essa responsabilidade com o objetivo de ajudar a cidade e oxigenar ideias. Pretendo apresentar um número significativo de Projetos de Lei, indicações e requerimentos”. Ele garante ainda que seu período de atuação será breve, mas suficiente para mostrar para que veio. “As minhas expectativas são grandes. Um mês é pouco tempo, porém, é possível fazer muita coisa. Basta se organizar, planejar e construir”.

Integrante do PT há quatro anos, o suplente pretende continuar focado na luta pelo protagonismo jovem, direitos dos animais e transporte público. “Faço parte da oposição, mas farei isso com seriedade e responsabilidade, atuando de forma moderada”. João Pedro também fala de limitações que enfrentará em seu mandato. “Sou um entre 13 vereadores e ainda preciso de recursos do prefeito. Mas tenho certeza que poderei deixar minha marca, pois me preparo todos os dias. Amo política e sei que é nesse espaço onde podemos, de fato, fazer um país melhor”.

Experiência

Sansão estuda Direito na Universidade Regional de Blumenau (Furb) e possui passagem na área política. Em 2010, aos 12 anos de idade, foi eleito vereador mirim pelo Colégio Madre Francisca Lampel. Neto de Lourival Lauro da Silva, primeiro presidente do PT em Gaspar, João Pedro teve também o apoio do Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ex-prefeito e vice-prefeita, se filiando ao partido em 2014.

Quando questionado sobre a experiência como vereador mirim, ele destaca que a fase foi um divisor de águas em sua vida. “Minhas primeiras noções de cidadania e compressão do estado surgiram nessa época. Foi quando aprendi a falar em público e a enxergar os problemas de forma coletiva”. Com isso, o João Pedro adquiriu mais um título: o de primeiro gasparense ex-vereador mirim a assumir a legislatura da cidade.

O jovem é secretário de formação política do diretório municipal, integrou a executiva estadual da juventude do PT e o diretório do curso de Direito e da União Catarinense dos Estudantes. Além disso, João Pedro faz parte da associação de moradores do bairro Coloninha e da coordenação diocesana da Pastoral da Juventude.

 

Edição 1852

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.