Por pressão, Dida cancela aumento de 50% nas diárias em Ilhota - por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por pressão, Dida cancela aumento de 50% nas diárias em Ilhota - por Herculano Domício

30/01/2017

O aumento no valor das diárias pagas pela Prefeitura de Ilhota está dando o que falar. Depois de aumentar o valor da ajuda de custo às viagens em que os servidores estão representando o município, o prefeito Erico de Oliveira, mais conhecido como Dida, voltou atrás da decisão. A anulação do decreto que considerava um aumento de 50% no valor das diárias aconteceu 15 dias após a sua assinatura. Como justificativa para significativo aumento, Dida argumentou que um erro no setor administrativo fez com que o valor fosse tão alto e que, na verdade, queria que o aumento servisse apenas para regularizar os valores antigs.

Desde o início do assunto, o colunista da sessão política do Jornal Cruzeiro do Vale, Herculano Domício, comenta o caso. Ele já destinou muitas notas da sua coluna ao tema e até alertou o prefeito sobre o olhar atento do Ministério Público. Confira a última postagem sobre o desenrolar da história:

______________________________________________________

Ilhota em Chamas - Por Herculano Domício

FAZER JORNALISMO DE VERDADE DÁ REALMENTE TRABALHO. ESTA COLUNA FOI A ÚNICA A LEVANTAR E INFORMAR OS SEUS LEITORES E LEITORAS QUE O PREFEITO DE ILHOTA, ÉRICO DE OLIVEIRA, PMDB, AUMENTOU EM VÁRIAS VEZES AS DIÁRIAS NUM LANCE DE ESPERTEZA. OS DEMAIS VEÍCULOS SABIAM E ESCONDERAM. ZOARAM. DIANTE DA MÁ REPERCUSSÃO NA COMUNIDADE, O PREFEITO ACABA DE VOLTAR ATRÁS.

Primeiro ponto para o povo de Ilhota. Segundo ponto para o jornalismo investigativo num mar de amigos de ocasião e oportunidades por migalhas. Terceiro ponto para a promotora que cuida da Moralidade Pública na Comarca, Chimelly Louise de Resenes Marcon, que chamou o prefeito de Ilhota e o questionou à razão de tais absurdos aumentos como um dos primeiros atos do primeiro.

Só ai, depois da conversa que com a promotora, é que Érico de Oliveira, que está mal orientado, mal assessorado e acha que a imprensa de verdade é um problema, percebeu que o buraco é mais embaixo. Não é rei.
Para a imprensa amiga, Érico justificou e disse que o aumento absurdo das diárias foi um erro do setor administrativo da prefeitura. Mas, de quem mesmo? Ela também não perguntou, e nem perguntaria. Tudo disfarce.
Um erro? Então por que não demitiu quem errou e o deixou exposto perante a comunidade, a imprensa e a promotoria que cuida da moralidade pública? Conta outra.

Quer mais? Érico, com essa desculpa esfarrapada, provou que não está lendo o que está assinando e que pode, em algum momento, configurar a prova de algo mais grave ou de um crime.

E se isto está acontecendo, e logo na primeira semana de governo (foi no dia 11), presume-se o que acontecerá nos quatro anos que estão por vir. Vai se enrolar mais do que está enrolado o seu padrinho e conselheiro, o ex-prefeito Ademar Feliski, PMDB; e o seu antecessor, Daniel Christian Bosi, PSD, a quem na campanha apontava fartamente os erros dele e jurava conhecer tudo de administração pública (e que é bem diferente da administração privada, de coisa pequena, a que está acostumado) e prometeu aos seus eleitores não repeti-los.

Quer mais uma prova definitiva de que se trata de um xiste e zombaria com a população quando usa a imprensa para por a culpa nos outros pela decisão que foi só sua? Qual foi o discurso que fez no dia da posse? Que quem mandava ali era só ele e que ninguém estava autorizado a fazer ou falar nada sem a sua expressa autorização. Está gravado.

Então, das duas uma: ou foi Érico que mandou fazer o decreto de aumento das diárias ou foi enganado e não teve coragem de cumprir o que prometeu no discurso de posse com quem fez o que ele não tinha ordenado fazer. Nem mais, nem menos.

Como disse a promotora Chimelly: Ilhota reclama publicamente do estado em que está o município, mas na contramão aumenta, sem qualquer critério e diante da crise, as diárias em várias vezes, num ato claramente abusivo.

O prefeito Érico prometeu publicar até ontem [sexta-feira, 27 de janeiro] a revogação do decreto. Não o fez. A edição do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet e não tem horário para sair e ontem só foi disponibilizado à noite, quando as prefeituras já estavam fechadas numa afronta clara - não trouxe nada

O aumento das diárias de Ilhota foi abusivo, como classificou a promotora. E seria lei se aqui não fosse denunciado. E é para isso que serve a imprensa livre e profissional, a que trabalha.
As diárias voltam, por enquanto, aos preços praticados em 31 de dezembro. Foi, teoricamente até a publicação, anulado o decreto 12/2017. Segundo o prefeito, ninguém recebeu diárias pela nova tabela. Também é preciso conferir isso. Os ilhotenses, o Cruzeiro do Vale e eu estamos de alma lavada, mais uma vez.

 

Confira AQUI as colunas Olhando a Maré - por Herculano Domício

 

 

Edição 1786
 

Comentários

Silvia Antonia Ferreira
30/01/2017 11:02
A população carece de conhecimento!Considero sua coluna de extrema importância para o nosso município. Embora muitos saibam dos fatos e ignoram por se manterem NEUTROS. Muitos desses dizem querer o bem da cidade! Trazer uma informação como essa,ainda coibir um aumento exacerbado como esse, isso sim é benéfico.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.