Vereador Pablo pede que farmácias atendam em sistema de plantão em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Vereador Pablo pede que farmácias atendam em sistema de plantão em Gaspar

06/07/2017
Vereador Pablo pede que farmácias atendam em sistema de plantão em Gaspar

O suplente de vereador em exercício, Pablo Fachini (PP), apresentou na sessão desta terça-feira, dia 04/07, uma indicação pedindo ao executivo para providenciar o estudo da alteração do Código de Posturas da cidade para instituir, via rodízio, o plantão nas farmácias e drogarias nos horários atualmente não compreendidos por esses estabelecimentos, especialmente durante a madrugada e aos domingos e feriados, visando garantir que a população não fique desassistida de medicamentos, principalmente em casos de emergência. 

A ideia, segundo ele, é complementar o atendimento dessas empresas em horário ininterrupto, como existia há anos atrás, através de uma janela de fácil acesso ao consumidor.

De acordo com o parlamentar, “Gaspar está em constante crescimento, sabemos que a insegurança existe, mas deve ser combatida e a saúde deve ser prioridade, até porque, nem sempre conseguimos saber quando vamos precisar de remédios e por isso já está na hora de reabrimos a discussão a respeito desse tema tão importante”.

Destaca ainda a Lei  Federal nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que “dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e dá outras Providências”, que  prevê, em seu artigo 56, que as farmácias e drogarias são obrigadas a plantão, pelo sistema de rodízio, para atendimento ininterrupto à comunidade, consoante normas a serem baixadas pelos Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios.

Contraponto

Há alguns anos, no município, algumas farmácias permaneciam abertas durante a madrugada, porém fecharam devido à baixa demanda e ao grande número de assaltos sofridos, como comenta a farmacêutica e gerente de loja da farmácia  Catarinense, Débora Pescador Giusti: “Nós atendíamos 24h, mas foi feito um estudo de viabilidade na loja de Gaspar e constatou-se a baixa demanda na madrugada e um grande risco aos funcionários, o que ocasionou por optarmos pelo fechamento”. Giusti afirma que “a falta de segurança tem sido um dos principais motivos das farmácias não atenderem nos horários da madrugada”.

Comentários

Paulo Beira
10/07/2017 21:44
Parabéns Pablo, é de representantes políticos preocupados com o interesse do povo que estamos carente e não de encobrir falcatruas e defender interesses partidários e particulares, não podemos viver refém da bandidagem, eses dias precisei de colírio de madrugada não tinha no hospital e as farmácias estavam todas fechadas
Antonio Medeiros
10/07/2017 10:23
Caro vereador, na sua proposta contempla que para a farmácia que ficar de plantão terá uma guarnição da PM na frente fazendo a segurança?
Se tiver no pedido essa questão está de parabéns, mas caso contrário é ruim esse pedido pois estará onerando a iniciativa privada.
Amilton
06/07/2017 10:37
Louvável a indicação do Pablo visando o acesso da população a medicamentos a qualquer hora do dia, mas em contra ponto a proposta tem a questão segurança dos estabelecimentos, e que acaba também pondo em risco a segurança das pessoas. Desta forma, deve se ter uma análise criteriosa para a aprovação do projeto, pois não adianta resolver um problema causando outro. Mas de qualquer forma parabéns ao Pablo por sua indicação.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.