A quatro dias do fim da campanha, 72% se vacinam em SC contra a gripe - Jornal Cruzeiro do Vale

A quatro dias do fim da campanha, 72% se vacinam em SC contra a gripe

23/05/2017
A quatro dias do fim da campanha, 72% se vacinam em SC contra a gripe

quatro dias do fim da campanha, 72,32% do público-alvo catarinense tomou a vacina contra a gripe, divulgou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira (22). Crianças com menos de 2 anos, grávidas, professores e trabalhadores da saúde formam o grupo que menos procurou as doses, como mostrou o RBS Notícias.

Até sexta (26), o público-alvo da campanha pode se vacinar gratuitamente contra a gripe em postos de saúde. Fazem parte desse grupo: professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.
Em todo o estado, os idosos foram os que mais procuraram a imunização: 87% se vacinaram. Entre as crianças com menos de 2 anos, as grávidas, os professores e os trabalhadores da saúde, 40% de cada um desses grupos ainda não procuraram os postos para tomar a dose.

A vacina não causa gripe e mesmo quem tomou no ano passado precisa repetir este ano, porque o efeito da vacina dura no máximo 12 meses. A campanha começou em 17 de abril.

Números da gripe

Neste ano, Santa Catarina registrou oito mortes por gripe A, todas pelo subtipo H3N2, em 2017, segundo boletim mais recente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), divulgado em 11 de maio. Os pacientes são de Águas Mornas, Blumenau, Caçador, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e São Miguel do Oeste.

Desde o início de 2017, o estado teve 52 casos de gripe. Desses, 46 foram de gripe A H3N2, três de gripe B, um de gripe A H1N1 e dois de gripe A com subtipagem em investigação. Os pacientes são dos municípios de Joinville (9 casos), Blumenau (7 casos), Itajaí (5 casos), Florianópolis (4 casos), Mafra e Tubarão (3 casos cada), Palhoça e Sangão (2 casos cada), Águas Mornas, Balneário Arroio do Silva, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Caçador, Capivari de Baixo, Chapecó, Gaspar, Imbituba, Jaguaruna, Jaraguá do Sul, Lages, Maravilha, São Miguel do Oeste e Tunápolis (1 caso cada) e dois casos de moradores do Paraná.

Prevenção

De acordo com a Dive, as principais medidas para se prevenir contra a gripe são lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados com aglomerações de pessoas. Também é preciso manter limpos com álcool objetos que estão em constante contato com mãos, como teclados, maçanetas, mesas e corrimões, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.

 
Fonte G1

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.